terça-feira, dezembro 08, 2009

Pesquisa CNI atual

Saiu pesquisa Ibope/CNI, vamos comentar algumas coisas.

A chamada da BBC com 83% de aprovação de Lula- Clique e leia

Quem quiser ver a pesquisa completa, veja aqui.

Seguinte:
  1. Lula continua com muita aprovação, ele realmente tem sorte e fica imune aos escândalos e críticas dos adversários. Impressionante.
  2. Esta pesquisa é extremamente favorável a Serra e se eu achava que o Aécio estava ficando forte para ser o candidato do PSDB, esta pesquisa pode mudar o ânimo de Serra.
  3. Serra é mais conhecido do que todos, Aécio só é conhecido por 30% (isso seria favorável a ele).
  4. Serra, pela pesquisa, tem 58% de eleitores que poderiam votar nele, isso é muito bom para ele.
  5. Serra tem a menor rejeição 35%.
  6. Dilma tem rejeição alta, a maior de todas, 41%.
Não creio que a intenção de voto neste momento seja a coisa mais importante, a rejeição e o grau de conhecimento do eleitor do candidato são mais relevantes. O povão ainda não pautou a eleição de 2010, só as classe mais esclarecidas, e mesmo assim, nem todos.
Aécio vinha bem, mas agora anuncia para janeiro sua decisão (senado ou presidência), o tempo é curto para ele mudar algo, se esta pesquisa veio mesmo a fortalecer o ânimo de Serra.

Só digo uma coisa mais uma vez. Dilma se confirmada candidata, será a favorita, pelo apoio de Lula e da máquina e pelo caráter plebiscitário que a eleição poderá ter em um segundo turno.

Contra Dilma, especulações se dão sobre seu gênio irascível, seu temperamento apolítico e o fato de nunca ter disputado eleição, aliás não acho que isso atrapalha, ao contrário, com o desgaste da classe política, quem nunca esteve na sujeira deve levar vantagem.
A classe política está muito, muito desgastada, como nunca antes esteve. Isso favorecerá os neófitos nas eleições.

Serra não ganha, Aécio teria , ou terá mais chances, mas política não existe previsão racional, só uma lógica com um viés sentimental do interlocutor, sempre.
Os dados desta pesquisa mostram pontos muito positivos para Serra, isso enfraquece Aécio. Ciro, por esta pesquisa deveria ir para São Paulo, mas ele fará o que Lula mandar.
Como diria o Magalhães Pinto: " Política são como as nuvens, mudam a cada momento". Por enquanto o quadro é este, quando for se afunilando para o dia final, as coisas vão ficando mais claras. Vamos acompanhando, mas reafirmo, será muito difícil ganhar do governo.

Um comentário:

Unknown disse...

excellent blog. I am glad that I met on the net. Interesting posts that have to be necessarily shared. Congratulations!
you did a good job here .. Keep up the good work and a splendid Sunday to you!