segunda-feira, dezembro 14, 2009

Plano americano para o Afeganistão- Coisa de doido.

Clique na figura para aumentar- Se quiser ver o plano todo clique aqui. Coisa de doido.

Chamado de Afghanistan Dynamic Planning, parece coisa de maluco. Acho que só quem fez pode entender. O amigo que me mandou chamou surreal, eu chamo de doideira total.
É como digo, entre a intenção e a ação existe um longo caminho e intenção sem ação é ilusão.
Não bastasse a contradição de Obama na questão, inclusive com perda de pontos na sua avaliação pela população, agora burocratas de Washington escrevem esta "maravilha" teórica. Nas lousas dos burocratas tudo cabe. Queria saber se os moços que escreveram o plano já visitaram o Afeganistão. Pode apostar que se visitaram não viram nada.
Acho que tudo deve ser planejado, mas a soberba de alguns americanos, de quem sempre e serei fã, expõem mazelas deste tipo. Coisas absurdas e burocrata para tratar uma questão complexa como o Afeganistão. Basta lembrar que ninguém na história da humanidade, nem Alexandre o grande e outros conquistadores conseguiram arrumar ou ficar no Afeganistão.
O problema social agravado pelo radicalismo religioso são coisas que não podem ser resolvidas nas lousas de Washington. Talvez o melhor seria os EUA entregarem a rapadura aos afegãos. Cada país deve viver conforme sua cultura. Se a democracia é nosso sonho, o deles pode ser diferente. Os EUA devem sim ajudar e intervir quando necessário, para manutenção da ordem mundial e quem sabe até pela liberdade e democracia, mas tudo terá limites e não será com plenos mirabolantes como este que o problema será equacionado.

Nenhum comentário: