quarta-feira, novembro 29, 2006

Cresce PIB americano

1-) PIB americano cresce 2,2% no terceiro trimestre

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido no terceiro trimestre do que o estimado inicialmente, puxada pelo investimento empresarial, apesar de o setor de moradia exibir a maior queda em mais de 15 anos, informou o governo nesta quarta-feira. Terra Notícias 29/11/06.

Clique e veja mais

Ainda não foi desta vez que estourou a bolha imobiliária americana. A notícia supera expectativa de Wall Street, mas ainda assim não retira o suspense de um problema. O preço do Petróleo deu uma aliviada para o bem estar geral, com certeza ele ajudou este movimento.
Os EUA crescendo 2,2% têm muita riqueza gerada. Não conheço profudamente os dados americanos, mas acredito que 2,2% é um número razoável e gera riqueza, emprego e renda.
Vou tentar pesquisar e saber, analogamente, quanto seria no Brasil se guardadas as devidas proporções e posições macroeconômicas. Os EUA é o maior comprador mundial, mas usufrui do momento global. Uma recessão seria muito pouco provável pelo contexto mundial. Quando falo na potencial crise anunciada, falo de ajuste e correção.
O problema ainda não chegou, espero que não chegue, mas pode estar próximo segundo modelos matématicos de economistas americanos.
Vamos aguardar e esperar. Torcer pelo melhor e ver o comportamento da nossa economia em eventual crise americana. Nossa opção será só uma: crescer. Vamos ver se os ventos continuarão a favor e o céu de brigadeiro permanecerá.

Nenhum comentário: