quarta-feira, novembro 15, 2006

vamos deixar registrado a crise mundial que se avizinha!

1-) É questão de tempo

Na década de 70, pós guerra dos 6 dias entre Israel e os países árabes, tivemos uma grande liquidez no mundo com a alta do petróleo. O volume de dinheiro aumentou tanto que os juros, seguindo a lei natural de oferta e procura, em alguns casos ficou negativo. Todos fizeram a festa na floresta.
Resultado: O Brasil tomou recursos e vivemos o milagre econômico com crescimento médio de 9,5% ao ano. Todo mundo tinha emprego, os salários eram ótimos e em alguns casos as pessoas ganhavam luvas para mudar de empresa. Conheço vários casos.
Alguns erros foram cometidos, mas admitidos no momento e conjuntura, o estado foi responsável pelos investimentos na sua grande parte e criamos uma empresa tipo " Brasil S.A. .
Bem, faço uma analogia a situação atual. Claro, hoje temos outras premissas, a globalização, comunicação, internet, etc., mas no conceito acho que cabe, pelo menos uma reflexão sobre os fatos ocorridos no passado e agora.
A alta liquidez mundial do momento. A prosperidade dos últimos 6 anos está criando recursos que não existem na vida real. Como assim? Lucros, fundos, ganhos em uma situação que a certa altura terá um ajuste, uma correção. Quando alguém ganha, alguém perde. Todos ganhamos com a prosperidade mundial (todos menos o Brasil, que não usufruiu do momento como deveria). Alguém vai pagar esta conta. A riqueza criada não é maior que a realidade e são anacrônicas no sentido velocidade x realidade.
A verdade é esta, nua e crua, teremos um ajuste. Provocado por quem? China e Índia são os maiores mercados emergentes, mas a máquina consumidora são os EUA, Japão, Alemanha e Inglaterra. Quando algum destes balança, o mundo sente. A bola da vez é a gloriosa norte américa. Como sabemos? Modelos matématicos e teoria mostram isso. Ninguém quer que aconteça, mas é natural, parte do processo.
Fica aqui previsto. Se será em 2007 ou 2008, nínguem pode precisar.
As mudanças que a informação promove no mundo podem mudar o quadro, mas algumas verdades e comportamentos de processos são inexoráveis. A chance de reversão é quase nula.
É pagar para ver, e no nosso caso temeroso, como vamos nos comportar? Nós?
O governo da conversa e da retórica indo no movimento da correnteza remando contra vai ter que se enquadrar. Somos reféns da democracia e da vontade popular.
Um alerta: Vamos nos preparar, para o melhor e para o pior.
Infelizmente acho que o baque está próximo. Pessimismo?
Não. Constatação, espero estar errado, mas fica aqui registrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Murilo,

Voce esta muito certo, o Brasil esta perdendo otimas oportunidades e não fez o dever de casa. A crise veio e agora vamos ver se o nossos brilhantes e falantes governantes vão mostrar a competencia necessaria