quarta-feira, novembro 08, 2006

Números atuais confirmam a verdade! Caso do Vietnam

1-) A verdade sendo comprovada

Terça-feira, 07 de Novembro de 2006, 10h41
Produção industrial brasileira cai 1,4% em setembro

RIO DE JANEIRO - A produção industrial no país recuou 1,4% na passagem de agosto para setembro. Na comparação com setembro de 2005, houve alta de 1,3%. O acumulado nos últimos 12 meses cresceu 2,7%.
Para ver a matéria completa clique aqui

Sabe o que isso quer dizer? A projeção original do PIB de 2006 era de 4,5%, caiu para 4%, depois para 3,5% e agora a chance de chegar a 3,0% é quase nula. Deve fechar 2,85% em 2006.
Para Lula que cantou na eleição que o Brasil vive seu melhor momento vai ai uma informação:
Na história republicana, em crescimento econômico, Lula agora concorre com FHC como o segundo pior presidente desde 1889. Verdade. Como a crescimento é alavanca de todos outros indicadores nosso caro Lula sofismou muito na campanha e agora precisa correr atrás do prejuízo. Vale uma observação: FHC enfrentou situação adversa e crise mundial, Lula pegou vento a favor e situação que dificilmenter se repetirá por muitos anos mais.
No seu segundo mandato pode melhor a média mas a situação ainda será crítica para ele. Vejamos:
Na história o pior foi Collor com - 1,3% (Negativo), depois FHC com 2,4%. Lula no início (projeção) ficaria em terceiro com 2,5%, mas agora bate FHC e deve fechar o crescimento médio de seu primeiro mandato em 2,2% ao ano de crescimento.
Se no ímpeto do desenvolvimentismo e empolgação atual ele crescer 5% ao ano, pelos 4 anos (praticamente impossível), olhem só:
A média dos 8 anos ficaria em 3,65% e ai Lula subiria duas posições, bateria Figueiredo(2,51%) e Sarney (3,28%). Lula seria o o quinto pior e não o segundo. Só milagre.
A chance do Brasil crescer 5% é zero, não tem pré-condições (poupança, renda, etc.) nem infraestrutura (energia, portos, estradas, etc.).
O Brasil precisa de 3,5% para empatar, acima começa a gerar riqueza. Se atingirmos 4% (factível) seria ótimo. Quem sabe não é meta a perseguir sem devaneio?
Atenção: Não adianta só aumentar produção, tem que inovar criar. Educação e informação são pilares disso, claro, aliadas às outras condições.
Triste sina a nossa, e começo a achar de nossos filhos também.

2-) Vietnam

Fiquei chocado com a matéria da Época desta semana sobre o Vietnam. Eles crescem a 8% ao ano por vários anos. O regime político formal é o comunismo, mas a economia capitalista, exemplo do regime chinês. Mão de ferro com liberdade econômica.
Atraem investimentos, melhoram a vida da população destroçada pelas guerra e pelo comunismo de décadas. Geram emprego, renda e riqueza. Já devem ter passado o Brasil em vários indicadores.
Sabe, cabe uma reflexão sobre o tipo de regime político para a peculiaridade cultural e social do país em questão. Democracia é o pior regime excetuando-se todos outros, diria Churchill, mas não seria por uma certa época somente? Este tema é complexo.
Vejam o exemplo do Vietnam agora, China e países da cortina de ferro. Mesclaram economia livre com regime forte e deram frutos a população.
Paradoxal? Nem tanto. Os ajustes que ciclos (tipo de Kondrantief) podem fazer é que são problemas. Conciliar as duas vertentes por muito tempo é complicado.
O mundo muda com velocidade impressionante e a era da informação e conhecimento, já chamada de Redenção Digital por alguns, vai mudar conceitos, quebrar paradigmas ajustando premissas, políticas, sociais e econômicas. A revolução da humanidade se dá assim. É inexorável.
Liberdade sempre, mas com trocadilho, sempre acompanhada de ações que resultem em resultados concretos para o povo. Um dia teremos solução para os ajustes que os ciclos econômicos fazem.
Vou estudar mais o assunto, polêmico, mas gostoso. Ótima discussão.

Nenhum comentário: