sexta-feira, novembro 24, 2006

A justiça é piada!

1-) Quando mudaremos isso?

Dois casos recentes explicam a questão da justiça e impunidade no Brasil:

(1-) A mulher assassinada no Rio ontem, virou manchete porque é rica e poderosa, também porque o crime aconteceu a 150 metros da delegacia do Leblon. Um menor assume o crime e a polícia acha que está encobrindo o irmão, maior de idade. Claro, menor com o estatuto do adolescente é inimputável. Fácil, assume o crime e fica por isso mesmo, aliás, ele tinha sido solto há 19 dias da detenção por assalto a mão armada.
Fora a insegurança do cidadão, é piada o que assistimos.
(2-) O Deputado eleito preso vai cumprir os cinco dias de preventiva e depois será solto. Lépido e fagueiro voltará ao seu mundo e continuará gastando os milhões que deve ter ganhado. Assumirá o mandato em janeiro e terá foro privilegiado além de imunidade parlamentar. O processo demorará anos para ser concluído e ficará tudo na mesma. O mandato, segundo conversas custou uns cinco milhões contrariamente aos R$ 450 mil declarados por ele na justiça eleitoral. Começou bem o moço, mas dizem nos EUA: " Easy come, easy go".

Não quero condenar ninguém, a justiça deve funcionar julgando e condenando, mas nosso código penal é peça de museu. Vivemos a era da informação. O Brasil está defasado nesta área.

Podemos concluir que a justiça aqui não existe, a punição muito menos. Ser deputado é bom negócio. Políticos gastam fortunas e ganham prerrogativas em todos os setores, até contra crimes. Ser menor então nem se fala. Qualquer crítica levantada é coisa da direita e várias ONGs protetoras dos direitos humanos ecoam suas vozes.
A justiça funciona mal e parcamente para pessoas pobres e humildes. Se o cidadão tiver um bom advogado, for menor ou deputado, pode aprontar a vontade, a garantia de impunidade é total.
Falando sério, um país assim pode ir para frente?
Imaginem estes dois casos nos Estados Unidos ou no Japão e tirem as conclusões.
Não precisamos falar mais nada.

Nenhum comentário: