quinta-feira, novembro 09, 2006

Democratas derrotam Bush

1-) Democratas americanos vencem eleição e têm maioria na Câmara e Senado

Clique para ver a matéria completa

Na verdade a opinião pública americana condena Bush por erros cometidos, Iraque é um deles. Muitas vidas e dinheiro que poderiam ter melhor proveito para o povo americano. A alternância no poder é um dos pilares da democracia ianque, naturalmente os partidos democrata e republicano se alternam no comando da nação. Bush está no segundo mandato. Tirando Rossevelt, o FDR, é normal este rodízio ao longo da história. A esquerda, que é livre nos EUA e tem partido em atividade, inventa que democratas são " mais voltados ao lado social" tentando criar uma referência da sua ideologia. Conversa fiada. Democrata e Republicano são parecidos na essência. Liberdade, Liberdade e Liberdade. Patriotismo com seriedade. Lá as coisas funcionam, a começar pela categoria da classe política. A eleição não é compulsória para o eleitor, vota quem quer. A fiscalização da população com a ação de seus representantes é eficaz. A sociedade americana cobra e recebe.
Claro, existem picaretas, tem muita coisa errada, mas lá o exemplo de prosperidade, liberdade e democracia é o maior que existe. Sou fã dos americanos. Conheço os EUA profudamente e falo com muita convicção.
Podem apostar, com o predomínio democrata no legislativo e provavelmente no executivo daqui a pouco, as coisas só podem melhorar. Rotular democrata de " mais social" é deturpar. A esquerda não funciona lá porque a sociedade não deixa e não vota em seus representantes. Os críticos dos americanos podem até não concordar, mas justiça social e liberdade é lá que encontramos. Lá quem tem competência se estabelece, oportunidades para todos.
Como o mundo não é prefeito, vivem lá formigas e cigarras, existem os problemas sociais que o próprio desenvolvimento cria. Ação e responsabilidade para com os cidadãos americanos com a democracia e liberdade é básico. A classe política lá tem qualidades superando defeitos, sejam Azuis ou Vermelhos.
Lá não tem sofisma nem promessas eleitoreiras como aqui, claro, no grau que existe aqui.
Existe corrupção, mas punição. Investigação chega ao final, a justiça funciona e a sociedade é implacável quando julga erros de comportamento moral e ético.
Por causa disso eles são o que são. Eu só bato palmas e tento aprender.
Críticas? Merecem sim, em vários aspectos, mas o saldo é muito, muito positivo em favor das boas coisas.
A preocupação agora será com um potencial ajuste de rumo na economia americana. Especulado por analistas, se acontecer, vai respingar aqui. Tomará que não aconteça, por eles e por nós.

Nenhum comentário: