sexta-feira, outubro 10, 2008

O pavor ainda continua

Clique e veja Pânico ainda continua nas bolsas de valores asiáticas e européias.

Parece que o esforço conjunto dos países, a queda de juros e outras medidas não acalmaram o investidor das bolsas. Acho que acontece algo ainda sério, a queda da Bovespa ontem foi alta e com volume de dinheiro alto, isso é complicado.
Alguém me perguntou, a bolsa chega a 25.000? Ninguém pode dizer nada. Acho que está chegando ao ponto de inflexão para alta, existem papeis que estão com preço desvalorizado demais, ou seja, valem mais que seus ativos reais. Antes estavam supervalorizados, inchados, agora subvalorizados. Isso é o mercado.
Ainda não acho que acabou o mundo e o capitalismo está ferrado como querem alguns. O processo ainda é de temor e medo, mas o esforço e as forças naturais farão sua parte. Nem todo mundo está ilíquido, nem todo mundo está com problemas. O trabalhado chinês, indiano, russo e brasileiro continua trabalhando, comendo, andando de carro e ônibus, etc. Ele nm sonha o que está acontecendo. Ainda acho que a crise está restrita ao mercado financeiro, gasoso e superavalido ainda. A irresponsabilidade de alguns e a liberdade em excesso causou isso. A economia real é afetada fortemente neste momento, mas se recupera, alguns resquícios ficaram, mas poucos e localizados aqui e acolá. A mídia sempre encontra algo para justificar a constante queda das bolsas, acho que ainda é ajuste de preço real x virtual e algumas corretoras e bancos fazendo liquidez para honrar posições.
Vamos acompanhando.

Nenhum comentário: