sexta-feira, outubro 20, 2006

Boa Notícia de acesso a Net!

1-) Boa notícia

Sexta, 20 de outubro de 2006, 12h51
Brasil: número de internautas mais que dobra desde 2000

O número de pessoas com acesso à Internet em suas casas no Brasil mais que dobrou desde 2000, passando de 9,8 milhões para 21 milhões, anunciou na sexta-feira a empresa de pesquisa Ibope//NetRatings. Os internautas que acessam a Web pelo menos uma vez por mês (usuários ativos) a partir de suas residências aumentaram ainda mais no período, em 168%, passando de 5,1 milhões de pessoas em setembro de 2000 para 13,6 milhões até o mês passado.

Veja a notíca completa- Clique aqui

O Brasil caminha com suas próprias pernas. Este ponto é alvissareiro porque a exclusão digital é um mal que deve ser combatido como prioridade do governo. Não podemos atribuir só a este governo os resultados alcançados. Muito sendo sendo feito, falta ainda, mas não deixa de ser notícia boa.
A internet é ferramenta fundamental para a educação e desenvolvimento das pessoas.
No mundo a curva de crescimento é exponencial. Mais de 1 bilhão de pessoas estão conectadas à rede e 500 milhões já em banda larga. Não existe mais condições de acessar a net sem a banda larga, os arquivos são pesados. Isso não quer dizer que o dial up não deva ser explorado ainda nos nichos que existem. A telefonia fixa está morrendo como aconteceu com o telex, fax, etc.
O GPRS ( acesso em banda larga por celular) ainda é incipiente, mas é outra porta de acesso interessante. Celular hoje é banalizado, falta mais mercado e competição para melhorar os preços de tarifas de acesso a dados. Hoje é caro.
O computador só é uma ferramenta importante, mas ele não existe mais sem estar conectado.
Seria como ter um carro e não saber dirigir. A maior justificativa dos computadores hoje é a net, mais que suas poderosas e espetaculares ferramentas.
Todo esforço deve ser envidado pela sociedade para acabar com a exclusão digital. O analfabetismo digital é outra história, mas que acabará também com o crescimento do número de usuários.
A justiça social passa pela inclusão digital. O crescimento econômico com geração de emprego e renda também vai alavancar a esta inclusão.
O conceito de cidadania passa hoje também por ter um endereço de e-mail e acesso a rede.
Não podemos ter a ilusão que o assistencialismo atual vai suprir esta demanda. Porque então não criar um assistencialismo digital? Não é essa a moda?

Nenhum comentário: