domingo, outubro 29, 2006

Agora é bola para frente!

1-) A democracia vence

Lula confirma prognósticos das pesquisas e ganha com 20% de margem. Era esperada a vitória.
Alckmim teve menos votos que o primeiro turno. Estranho, ele é bom candidato, preparado e podem esperar que tem futuro. Aécio, Serra e outros potenciais candidatos em 2010 aguardem Alckimim.
Lula acaba de fazer pronunciamento: Me marcaram alguns pontos e devemos cobrar.
Deixa o homem trabalhar.
O governo será a 120 por hora.
Aprendemos com os erros e agora vamos acertar.
Vamos conversar com todas as forças políticas do Brasil.

O homem deve trabalhar agora, esperamos. E colocar gente de primeiro time. A experiência com companheiros não foi muito boa.
Sabemos que só faz quem erra e só erra quem faz. Lula admite seus erros e está na hora de acertar. Ele errou muito. O Brasil tem que crescer, não temos saída. É ilusão achar que estamos bem, os números desmentem a retórica. Não é dialética esta conversa, é recurso eleitoral para ganhar eleição. No fundo ele sabe disso.
Lula que nunca desceu do palanque usou sua retórica para ganhar a reeleição. Mérito dele.
Comparou números com FHC (que foi péssimo, mas enfrentou crises mundiais), disse que ganha o embate, não penso da mesma forma. Comparar o sujo com o mau lavado diriam aqui em Minas.
Bem companheiros petistas, agora seu benckmarking será seus próprios números. A comparação, que nunca teve razão de ser, perde totalmente o sentido a partir de agora.
O mundo inevitavelmente fará correção de rumos e podemos ter ai uma mini crise global. Vamos ver como o nosso ditoso e falante presidente se comporta. Tem hora que não dá para levar na conversa só. Promessas e discursos ganham eleição, mas não resolvem graves situações. Intenção sem ação é ilusão e este filme tem sido visto por vários anos no Brasil. Chega de conversa e vamos trabalhar sério.
A biografia dele será marcada pelos escândalos e pelo pífio desempenho econômico, isso será julgado pela história e as palavras ficarão no ar. A realidade é implacável e o tempo senhor da razão. Lula tem que diminuir a rapacidade de alguns companheiros e pegar forte na massa, arregaçar as mangas, trabalhar, mudar as estruturas que precisam e acertar as conjunturas distorcidas.
Será que ele acredita mesmo que o Brasil está bem? O aumento de crédito foi solução? As famílias hoje de baixa renda melhoram de vida? Será que ele conhece Moslow? A mentira repetida muitas vezes vira verdade, mas tem limites.
Vamos lá Lula, agora sua biografia pode ser redimida. A sua chance está ai.
Infelizmente não acredito, mas torço muito.
Esta história de preconceito e golpe de elite é coisa do passado. A realidade não é, nem será deturpada por fatos reais. Lula agora terá que descer do palanque e agir.
Vamos aguardar, inclusive que a mídia, MP e a polícia apurem e finalizem as coisas escabrosas do seu governo. Democracia é isso. Um ministro disse que seria infantilidade política levar adiante as investigações na busca de crime praticado. Será que ele quis dizer que a votação de 58 milhões de eleitores, grande maioria sem informação, é indulto eleitoral?
E as instituições, como ficam se algo for comprovado e fira a lei?
Golpe será alguma tentativa de jogar para debaixo do tapete mazelas praticadas.
Desde a morte de Celso Daniel, passando por vários escandalos, a coisa anda de lado, "stand by" como diz o outro. Bom para quem governa, mas péssimo para o país atitudes como esta.
Lula se gabou da ação da PF, ela é republicana e deve continuar assim. Espero que cada vez mais.

Nenhum comentário: