quarta-feira, agosto 15, 2007

O problema ainda preocupa

Bolsas asiáticas voltam a cair; Europa abre em baixa - Terra Notícias - Clique e leia

Veja o que diz o Globo sobre a queda das bolsas no dia 15/08- Clique e leia

Parece que as coisas ainda não estão acertadas no cenário global. O dólar sobe e as bolsas caem , mesmo com a injeção de recursos dos bancos centrais de vários países.
A situação divide especialistas, alguns acreditam que o pior já passou, outros que ainda nem começou. Quem tem razão? Ainda é cedo, mas uma certeza eu tenho, especuladores e profissionais de mercado, operadores arrojados e até jogadores aproveitam estas ondas para ganhar ou perder muito dinheiro.
Uma coisa é clara na minha visão. O problema atual começou com a crise da bolha imobiliária americana, mas o excesso de liquidez mundial desde 2000 e a alavancagem de títulos e papeis com preços irreais são as verdadeiras causas.
Uma coisa que notei hoje: As bolsas estão tendo perdas expressivas. Os indicadores de queda, na verdade médios, são grandes em bolsas asiáticas e européias e mesmo americana. O Dow Jones recuar 1,57% é anormal e preocupante, por exemplo. Tokio, Hong Kong com perdas de 2,4% é algo estranho. Na Europa as quedas são de 1% médio nas principais.
Como estes índices são medidos por uma cesta de ações, normalmente as chamadas "blueShips", é sinal que deve ter papel despencando em queda livre.
Esta queda média causa prejuízo, mas a queda brusca de papéis com grande volatilidade é que causam a corrida, o chamado efeito manada como é conhecido o jargão no mercado.
Vamos esperar, ainda tenho bom sentimento, mas fratura exposta em alguns será inevitável.
Outro ponto: A crise levará a recuperação do dólar, nada bom para os EUA que quere reduzir défict, mas considerando que a perda de liquidez implica em queda no crédito as coisas vão sempre se ajustando e tentando encontrar o equilíbrio.
Aqui mesmo no Brasil, uma subida do dólar aumentará a competividade de nossos produtos exportáveis e terá efeito positivo.
A economia é muito bacana quando assistimos os processos se estabelecendo sem a interferência do homem impondo sua razão e lógica, muitas vezes alucinada.
Ainda bem que temos ferramentas de administração destas crises, mas toda responsabilidade e cuidado será pouco. Eu particularmente ainda acredito mais em processos!

Nenhum comentário: