sexta-feira, agosto 24, 2007

Brasil pode "bombar" em 2008


O Brasil chegando, na escala da Moody's, ao chamado "investment grade" (grau de investimento). Na classificação das outras duas agências -a Standard & Poor's e a Fitch Ratings-, o país já tinha a nota dada ontem pela Moody's. As três têm sede nos EUA. Clique e veja
Grandes fundos americanos têm estatutariamente obrigação de só investir no estrangeiro em países com a classificação de "investment grade". E ai vai ter enxurrada de dinheiro?
A príncipio não, o mercado se antecipa sempre, mas vai aumentar o volume de ingresso com certeza. Clique e veja matéria do The Economist sobre a posição do Brasil.
Hoje na economia globalizada este fluxo de recursos externos é importante, no nosso caso então nem se fala.
A virada deve se dar em 2008 se continuarem as coisas como estão, no cenário mundial e local.
O governo tem mérito da responsabilidade, e só. Perdemos um grande momento e esta conta será paga uma hora.
A crise mundial ainda conta mortos e feridos, mas o Brasil saiu ileso considerando outros países. O BC ficou quieto, maturidade, e as coisas se ajeitaram naturalmente.
Vamos continuar torcendo, para o mundo e para o país. Em 2008 teremos grandes chances de notícias boas, inclusive, porque é ano eleitoral americano e sempre acontecem coisas boas. Crise econômica em ano eleitoral americano? Zero de chance.

Nenhum comentário: