quarta-feira, maio 23, 2007

Alan Greenspan faz previsões sobre a China!

Incertezas sobre a China prejudicam bolsas; dólar sobe, comentários do ex-chairman do Fed Alan Greenspan de que teme uma "drástica contração" do mercado acionário chinês afetaram o humor dos investidores - Reuters - 23/05/2007 - Clique e veja

A China já deu susto no mercado acionário - Clique e veja. A existência de uma bolha é indiscutível e mesmo os mais otimistas acham que o mercado chinês pode vir abaixo a qualquer momento. A pujança do crescimento na China, principalmente desde 2002, é ancorada nas obras das Olimpíadas de 2008, estas obras estão terminando. A questão especulativa é preocupante, como um elástico na pressão, a volatilidade e seus impactos são maiores quando a especulação é forte.
Infelizmente tenho que concordar com Greenspan. Tenho escrito e alertado sobre a liquidez mundial e o mercado chinês. Ajustes terão que ser feitos. Alan Greenspan, para quem não se lembra, cunhou a famosa "exuberância irracional" no início dos anos 90 quando explodiu a Nasdaq e as empresas ponto com. Ele não é de errar e quase sempre seus vatícios são seguidos pelo mercado.
As previsões não mostram muito clara esta reversão, mas os magos do mercado conseguem enxergar antes de todos, isso muitas vezes os fazem diferentes .

Nenhum comentário: