segunda-feira, maio 07, 2007

Avaliação do PAC

Parece que o primeiro balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi bem. O mundo continua bem e o Brasil parace que finalmente acorda para as oportunidades.

A questão crítica continua sendo a questão energética. As usinas do complexo Madeira e Xingu ainda darão muito trabalho e dor de cabeça ao governo. Se não tivermos energia, não temos a menor chance de crescer 5% como projeta o PAC. Agora a Ministra Dilma e a Marina batem boca com relação ao aproveitamento nuclear. Não tem saída, as fontes alternativas não atendem nossa demanda, não temos como sair fora de Angra III e quem sabe IV e V.

Clique e veja a matéria - Dilma defende energia nuclear e contesta Marina Silva.

Alguns alertas soaram no setor e a energia é crucial no PAC. Já brincamos demais com energia e o custo do apagão de 2001 ainda ecoa até hoje. Lula não pode dar chance ao azar. Uma vez escrevi que o calcanhar de Aquiles de Lula é a energia, a estrela dele e a sorte nos fazem pensar onde está o gargalo. Na energia, acho eu, espero estar errado. As chances de problemas apontavam em 2010, máximo 2011, agora com PAC e crescimento, pode começar em 2008. Atenção ai ambientalistas, precisamos ser mais pragmáticos nesta matéria.

Nenhum comentário: