terça-feira, maio 01, 2007

Primeiro de maio! O dia do trabalho!

Pouca gente sabe a origem do dia do trabalho.

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Clique e veja mais.

Na verdade, o dia primeiro foi usado pelos comunistas e socialistas como o dia da mídia, da louvação ao trabalho ao trabalhador. Dia de vender idéias, de aproveitar a mídia e mobilização. As intenções são umas, o comportamento dos líderes sempre foram outros, mostrados após a queda do muro de Berlim e a derrocada do império socialista na década de 80.

Alguns poucos países, Coréia do Norte e Cuba, e poucos e falidos africanos, insistem na retórica comunista, socialista. A verdade é o processo da falência da quimera, pela incompetência, corrupção e anacronismo. Não existe mais esta questão de esquerda e direita, trabalhador é consumidor, é força do regime, qualquer que seja.

Os mitos ainda existem, se não na prática, na cabeça de alguns. Vejam o que fizeram Hugo Chávez e Evo Morales na comemoração do dia primeiro de Maio.

Eles querem inventar a roda, voltar no tempo, em países que dependem da economia global e que caminham na direção contrária da história. Evo e Chávez deram show com medidas demagógicas, ultrapassadas e que trarão consequências sérias aos países que comandam. Aproveitam primeiro de Maio para divagar na retórica populista e enganadora.

Onde está a assessoria dos cavalheiros, será que nada de razão existe? A emoção e comoção pelos "pobres" fazem Evo de Chávez aproveitam o dia emblemático para aprontar mais. Pirotécnia, jogada de marketing, populismo e antagônismo ao mundo atual. O Brasil sofre consequências, a América Latina sente o golpe, esperado e inoportuno.

Gostaria de ver a posição do governo brasileiro oficial. Amanhã veremos nos jornais o início da confusão criada no dia primeiro de Maio pelas medidas tomadas e anunciadas nos dois novos "salvadores do socialismo". Mais uma vez assistimos os malucos comandando um circo anacrônico, sem razão de ser e que só serve aos interesses deles, a corrupção e a ditadura.

No momento em que as revistas semanais questionam a oposição nacional, pela inépcia e acomodação, os presságios não são nada bons com as tendências sulamericanos. Tomará que esteja errado, mas gostaria de ouvir as vozes de protesto, como a minha.

Nenhum comentário: