terça-feira, maio 15, 2007

O dólar volta em níveis de 2001!

Em fevereiro postei sobre o dólar - Clique e veja

Hoje recebemos uma notícia que pode ser boa ou má, depende da referência.

Dólar fecha abaixo de R$ 2 pela primeira vez desde 2001- Reuters - Clique e veja - 15/05/2007

Na verdade a queda do dólar é mundial. O mundo vai bem, a locomotiva mundial, EUA, vai bem, superando crises (imobiliária, etc) e domando as variáveis macroeconômicas com surpresas positivas. A china, India, Rússia e outras máquinas, navegam em céu de brigadeiro.

O que aconteceu com o dólar? Aqui no Brasil é fácil explicar: Existem mais vendedores que compradores de US$.
1-) Exportações recordes, preço e demanda subindo fortemente.
2-) Juros altos, risco país caindo = atração de investimentos, especulativos ou não.
3-) O volume diário de entrada de dólar na bolsa e no mercado é forte e alavanca toda pressão vendedora que empurra a taxa ladeira abaixo chegando ao nível atual.
Uma operação chamada Carry Trade é forte pressão especulativa, esta operação é quando grupos financeiros e multinacionais tomam recursos em países de juros baixos (Japão, China, Coréia, etc. e aplicam aqui. Ganham no câmbio e no juros. Na postagem de fevereiro mostro isso.

E ai, como ficamos? Eu acho que a não intervenção é quase sempre boa. Governo tende a atrapalhar.O BC não conseguiria segurar a forte pressão vendedora e seria uma grande aventura. Eles tentaram administrar e devem continuar fazendo, mas não intervir.
Alguns setores sentem mais, algumas empresas podem pagar caro, mas o saldo é positivo na minha opinião. Preços abaixam, a concorrência se fortalece e a produtividade vira mandamento número um para todos.

Riscos? Alguns, por exemplo, existe a pressão de democratas americanos, que devem ganhar o governo ano que vem. Eles acusam a China e os países asiáticos de fortalecerem as suas moedas em detrimento do enfraquecimento do dólar. Isso provoca deficit cada vez maior nos EUA e a coisa pode complicar. Na Europa, o Euro vem atacando o dólar há muito tempo, os EUA seguravam o tranco, agora é todo mundo contra o dólar e a luz amarela acendeu.

Outro dado, o excesso de liquidez mundial pode estourar em bolha. As previsões furaram, mas não morreram.

Acho que o dólar continua fraco, pode e deve cair mais, mas a atenção deve ficar ligada. O Brasil ganha como todo mundo. É ilusão atribuirmos ao governo este movimento, loas pela responsabilidade deles, e só.
Vamos ver, o filme da economia global vai cada vez surpreendendo mais. Nós que gostamos de analisar e especular tomamos sustos cada dia, pelo menos eles são positivos.

Nenhum comentário: