quinta-feira, abril 12, 2007

Revisão nas projeções de 2007

O FMI divulgará o seu relatório "Perspectivas Econômicas Mundiais", na próxima semana.
Leia mais

A redução na projeção de crescimento dos EUA, locomotiva mundial, mexe com a estrutura toda. A previsão anterior era de 2,9%, caiu para 2,2%. Tenho algumas informações antecipadas que são entretanto boas para o Brasil. O crescimento mundial deve ficar em torno de 4,9%(contra 5,4% de 2006- Clique e leia), o brasileiro subiu de 3,8% para 4,2%. Claro, a mudança da metodologia e a consistência macroeconômica do país ajudam.
Ainda perdemos dos países emergentes, Argentina projeta 8%, mas ainda assim estamos próximos da média mundial. Seria melhor se melhorassemos nossos indicadores de crescimento do PIB. Será que temos chances?
Um dado interessante: Na época de Bill Clinton, no auge do escândalo da estagiária, ele tinha bons índices de aprovação. Por quê? A economia ia muito bem.Faço esta analogia aqui com o Brasil. Lula tem 63,7% de aprovação segundo a última pesquisa, clique e leia.

Mesmo ainda não estando onde deveríamos e poderíamos estar no cenário mundial, Lula tem estrela, não canso de dizer. A economia crescendo acima de 3,5% mascara a real situação, somando os programas assistencialistas, temos uma situação de melhora na população, principalmente de baixa renda. Ai está a aprovação.

Faço questão de frisar, deveríamos e poderíamos estar melhores.

Ainda tenho uma grande dúvida: Somos beneficiados pelo cenário positivo mundial, ele não vai perdurar muito, o que acontecerá? Veja projeção da OMC para o comércio externo mundial, grande alavanca da nossa economia e brilho na estrela de Lula. Clique e veja.
Podemos tirar conclusões ainda? Acho que não, mas o futuro parece ser desenhado claramente e só a estrela de Lula não vai salvar o Brasil.

Nenhum comentário: