segunda-feira, abril 09, 2007

A opção mundial deve começar já!

Depois de uma semana de reuniões em Bruxelas, os mais de 400 cientistas que participaram da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) concluíram que mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água a partir de 2020 e que as populações mais pobres do mundo serão as mais afetadas pelo aquecimento global. BBC Brasil - Clique e veja mais mais

Há tempo sabemos que o homem destrói a terra. Somos uma espécie entre as tantas existentes, a diferença é a racionalidade e a consciência. Neste momento precisamos exercer nossa virtude que nos difere das outras espécies.

Na revista Veja desta semana tem importante e esclarecedora reportagem sobre o caso:
Clique e veja mais Vale a pena ler.

Tenho para mim que as mudanças já estão ocorrendo naturalmente, o homem acelera alguns processos. Não precisamos nos alarmar também que muito provável nossa geração não assistirá os malefícios da destruição provocada por nós.

A questão crucial é que o processo acelerado está iniciado e a ruptura ocorrerá em certo momento. Nós não devemos ver, mas nossos filhos e netos com certeza assistirão, serão protagonistas da história.

O que fazer? Tentar administrar e conduzir esta ruptura ou esperá-la pela tragédia? Fácil a resposta não?

A tecnologia será nossa principal aliada nesta batalha, mas a consciência e a educação o pilar de toda nossa força. Não precisamos ficar alarmados ainda, mas a senha está dada, é a hora de iniciar e todos devem fazer sua parte. Não podemos nos esquecer que hoje as coisas acontecem rápido. Uma das premissas do mundo atual é a velocidade, para o bem e para o mal. Quando começar o caos (no momento da ruptura), já dando seus sinais, o efeito cascata será imediato e pode desencadear outras coisas ruins para a humanidade, como guerras e instabilidade política em diversos países por conta de ações emergenciais ou invenção de políticos e alucinados.


Nenhum comentário: