sexta-feira, agosto 24, 2018

O que o governo novo precisa atacar rápido?

Dinheiro não dá em árvore. Governo precisa de grana e consegue via arrecadação de impostos e endividamento. Ambos os casos precisam de controle e gestão. Impostos altos tira a competitividade e travam o setor produtivo. Para se endividar precisa de credibilidade e gestão das finanças públicas, saber como gasta e dar o retorno o capital social básico a sociedade. Segurança, saúde, educação e infraestrutura são o que a população precisa, de qualidade e eficiência.
Há muito não temos nada disso e a desorganização acaba por privilegiar grupos de interesses, como os Bancos que sugam esta país há muito tempo e tem aqui em mim um dos seus críticos.
As desigualdades sociais só serão sanadas se a população pobre tiver o mínimo, porque o rico já tem e paga por isso.
A primeira coisa é saber gastar e gastar bem. Hoje gastamos muito mal, desde a CF de 88 e muita demagogia e populismo que não se sustentam. Precisamos corrigir isso.
Para gastar , como não há arrecadação que baste, apesar de termos altíssima carga tributária, o governo vai ao mercado e toma dinheiro. Mesmo assim nosso déficit é crescente e perigoso.
Sem entrar em números, o maior problema do Brasil hoje, onde sai dinheiro pelo ralo, é a previdência social, com graves distorções e privilégios, mas com problemas atuariais graves que estão presente no mundo todo, por uma única razão: O ser humano vive mais e nasce menos. Aqui não é diferente e em alguns países isso é mais grave ainda. Ou seja, terá em um momento, mais gente a ser paga do que gente entrando para suportar estes pagamentos. Isso é matemática e estatística. Precisamos consertar isso, sem tirar direitos, mas pensando no futuro, onde a bomba vai explodir.
Outro grave problema, decorrente do "mal uso" do gastos, sem contar aqui a corrupção, é o endividamento. O Brasil toma dinheiro, paga caro. Nosso dinheiro arrecadado tem quase 50% (ou mais) sangrado para bancos que compram títulos públicos para financiar a gastança, a festa na floresta.
O Estado brasileiro é gigante, no sentido físico e figurado. Precisamos diminuir o tamanho dele, URGENTE.
O modelo que muitos chamam de "Nacionalismo Estatista" já deu o que tinha que dar. Desde o Estado Novo como indutor do progresso e desenvolvimento, passando por JK e pelo regime militar, este modelo fez muitas coisas, mas está completamente esgotado, precisamos corrigir o rumo.
De 30 anos para cá entrou na gastança alguns gastos sociais, que têm sua serventia, mas precisam ter sustentabilidade e fonte de arrecadação. Não sou contra os "bolsas" qualquer coisa, mas é preciso usar com responsabilidade e justiça. Hoje, por falta de controle, com certeza há muitas fraudes e injustiças, com gente que precisa sem receber e gente que não precisa usufruindo. Aliás quem quiser ver a origem destes programas, clique aqui: O Bolsa Família.
Pois bem, uma das soluções URGENTES é reduzir o endividamento.
Considerando que temos a grana, aliás chamo de INGANA (sem trocadilho) Impostos da Inglaterra e serviços de Gana, o Brasil precisa deixar sobrar dinheiro para o capital social básico e necessidades da população(Segurança, saúde, educação e infraestrutura) que o governo é OBRIGADO a servir, existe para isso.
Assisti quase todos os economistas dos candidatos (menos o Eduardo Gianetti que irá hoje), tirando o do PT, que não vou nem comentar, pois só ficou louvando os feitos do PT sem reconhecer os erros, todos os outros sabem do problema, estes dois principalmente. Todos, inclusive o do PT, falaram em atacar o problema da previdência e reduzir o endividamento.
Pérsio Arida, O Mauro Benevides e o Paulo Guedes são bons, conhecem a máquina e sabem o que fazer. Difere um pouco, o Mauro Benevides, do Paulo Guedes e Pérsio Arida, na questão da maior enfase na privatização. FUNDAMENTAL e necessária para atacar o endividamento.
Usar as reservas, até poderia ser para uma ação mais rápida, sou a favor, mas com cautela e responsabilidade. O ataque eficiente será via privatização com certeza.
O Paulo Guedes foi o que mais cristalino e sincero abordou o tema.
Privatizar a Petrobras`? Porque não? Todos temem e tremem falar nisso.
Fico tranquilo com os economistas que assisti, excluindo o PT que mais uma vez , se ganhar nos colocará no fundo ainda maior. Mesmo o Ciro Gomes, que se diz esquerda, me deu confiança através do Mauro Benevides e e a Marina Silva com um discurso bem menos estatizante e de esquerda, com Gianetti nos dará confiança.
O que mais me convenceu foi o Paulo Guedes.
Quem vai ganhar a eleição? Não dá para dizer ainda, mas hoje iriam ao segundo turno, Bolsonaro e o poste do Lula( meu sentimento).
Vamos esperar e ver, mas só tem um, pelo discurso dos economistas, que fará mal ao Brasil. O PT.
Vamos acompanhar.


Nenhum comentário: