quinta-feira, agosto 09, 2018

A eleição começa pra valer, a corrida eleitoral vai ganhar a atenção do eleitor, o que temos hoje?


A corrida começa e este simbolismo com os policias atrás de Chaplin não é mera coincidência com o que vemos no Brasil atual.
Agora cada vez mais as pessoas comem a notar que teremos no dia 07/10/2018 uma das mais importantes eleições de nossa história. A situação do Brasil é crítica. Estamos na UTI institucional, econômica e política. Infelizmente.
Não pensei que existirá um salvador da pátria, mas precisamos de uma liderança encare os problemas e tome as medidas necessárias. A liderança que emerge das urnas aliada a garra e ao pulso deste líder pode mudar e melhorar nosso rumo. Se tivermos um lista e demagogo que acha que a "viúva" é seu baluarte de manutenção no , vejo nuvens negras no horizonte e ameaça grave a democracia e chances de uma ruptura institucional.
Algumas considerações, hoje dia 09/08, reiterando que não tenho bola de cristal  tivesse estaria operando na bolsa de Wall Street). Aqui são considerações baseadas no meu sentimento e informações que tenho de uma privilegiada network, a qual agradeço muito pode ter:

  1. Aqui em MG Rodrigo Pacheco foi levado a desistir por pressões externas. Era competitivo e agora joga seu patrimônio conquistado como liderança emergente na dúvida. Atos políticos sempre têm consequências futuras, isso é fato.
  2. Rodrigo é um jovem, bom orador, guerreiro, mas a batalha ao SF será feroz, principalmente que uma vaga deve ser de Dilma (inacreditável, mas será) se ela não for impugnada, com chance remota disso acontecer. Carlos Viana e Diniz Pinheiro são os adversários de Rodrigo Pacheco. Tomara que vença.
  3. Uma dúvida é se a candidatura de Márcio Lacerda permanece de fato. Se ele consegue a legenda e dia 15 saberemos pois é o prazo final do registro das chapas.
  4. Há opiniões nas duas direções, mas uma coisa eu posso dizer aqui: Se ele for confirmado candidato, será competitivo e  indo ao segundo turno com Anastasia ou Pimentel tem muita chance de vitória. Eu diria que será o vencedor, "ceteris paribus".
  5. Sem Márcio Lacerda, tudo indica que Anastasia leva e poderá ganhar no primeiro turno. Pimentel tem 68% de rejeição. Queimado com os prefeitos (que não recebem os repasses constitucionais) e com o funcionário público (atraso e parcelamento de salários), lembro Tancredo Neves que dizia: Funcionário Público não ganha eleição, mas pode derrotar.
  6. O candidato Romeu Zema, com a saída de Rodrigo, pode ter uma votação expressiva. Terceira via é o desejo do eleitor que quer votar, porque ainda 50% deseja anular ou votar em branco, um erro, mas a realidade.
  7. A TV não terá a importância das eleições anteriores. As inserções sim. Marqueteiros com quem conversei estimam em somente 30% a importância da TV, 48% para mídias digital 22% a corpo a corpo, comícios, debates e outros. 
  8. Óbvio que candidato com logística e recurso sempre levará vantagem, mas nesta eleição a regra não será esta necessariamente, anotem ai.
  9. Temos 13 candidatos a presidente, em 1989 tios 22. A eleição guarda semelhanças com 89 e ainda é imprevisível, mas algumas premissas podem ser colocadas.
  10. Lula não será candidato. Presidiário não pode ser, isso é fato. Ele estica a corda para tentar transferir votos. Ele tem potencial de transferência e pode colocar o Haddad, o verdadeiro candidato, no segundo turno.
  11. Quem irá ao segundo turno perguntariam? Hoje, "ceteris paribus", considerando as pesquisas que vi, seria o Candidato do PT (Poste do Lula) x Bolsonaro. Já disse, isso é minha modesta opinião, mas ainda é tudo muito nebuloso.
  12. Alckmin ou Ciro , com mais chances para Alckmin podem encarnar o voto útil contra o PT e Bolsonaro. Ambos com alta rejeição, mas lembrando o fato de que Alckmin e Ciro têm também alta rejeição. Se um destes dois conseguir capitalizar esta rejeição tem chance de derrubar o PT ou Bolsonaro e ir ao segundo turno.
  13. Este papo da imprensa que será um da esquerda e outro da direita é conversa fiada. Eleitor não sabe o que é isso, a classe média sabe pouco e não ganha eleição, pode até decidir, mas não ganha. Jogo é jogado e lambari é pescado, eleição e mineração só depois da apuração, assim é a realidade. Podemos especular com base em sentimento, informação ou até torcida por um ou outro, mas o fato é que pode sim ter estes rotulados da direita ou da esquerda. Só peço que Deus nos livre de dois da esquerda. O Brasil não aguentará mais populismo, incompetência e irresponsabilidade.
  14. O desafio de todos é a falta de interesse do eleitor em votar. Desgaste da classe política grande, imensurável e esta é ainda uma questão que pode alterar muitas coisas na eleição: O número de votos válidos. O papo de que 51% de votos não válidos anula a eleição é fake. A eleição não é anulada por esta razão.
  15. Vamos acompanhar, hoje começa o debate na BAND. Tarde da noite, audiência pequena, mas qualitativa, os formadores de opinião começam a entrar no jogo e observar os candidatos.
  16. O debate em si pode até não mudar votos, mas os marqueteiros podem aproveitar embates, falhas e erros dos candidatos para explorar depois na mídia digital, hoje a ferramenta ideal e na minha visão, principal.
  17. Falando em mídia, acho que elas terão papel ponderante, podem construir virtudes e qualidades dos candidatos, mas o verdadeiro poder desta mídias será a de destruir, desconstruir candidatos. Não com fake news que estão sendo vigiadas, mas com estratégias de mkt explorando erros e acertos, virtudes e defeitos dos candidatos.
Alea jact est....vamos acompanhando.

Nenhum comentário: