sábado, janeiro 30, 2016

Quem diria, o bolsa família não foi invenção de FHC e nem de Lula.


A gente vai vivendo e aprendendo. 
Sou fã da escola austríaca de economia, para muitos a semente do neoliberalismo. A escola de Chicago, mais contemporânea é outro ícone do neoliberalismo, tão combatido pela esquerda, mas cheio de resultados incontestáveis, ao contrário dos bem intencionados socialistas que nunca conseguiram colocar o modelo em pê, ou melhor, colocam enquanto dura o dinheiro extraído do setor produtivo e da sociedade.
Não foi minha surpresa, lendo e excelente livro de Leandro Narloch, O Guia politicamente incorreto da economia, me deparei esta pérola:
O Nosso bolsa Família não foi invenção de Lula e nem FHC. 
Segundo Narloch, nas páginas 100, 101. 102 e 103 deste interessante livro, ele coloca o seguinte:
  1. Frederich August von Hayek e Milton Friedman criaram  este tipo de programa assistencialista, mas com a lógica na economia neoliberal. Afinal, a boa intenção de acabar a pobreza não é privilégio e nem monopólio da esquerda.
  2. Estes dois são odiados pela esquerda, um da escola austríaca e outro da escola de Chicago.
  3. O bolsa Família é a maior bandeira da esquerda tupiniquim.
  4. O Eduardo Suplicy, ex-senador petista, escreveu o livro  Renda de Cidadania e afirma que teve inspiração em Marx e Jesus, meio paradoxal as fontes dele, mas bem ao seu estilo.  Ele cita Friedman no livro.
  5. A proposta de Milton Friedman está no livro Capitalismo e Liberdade de 1962, onde ele cria a teoria do "imposto de renda negativo" para que os mais pobres possam ter acesso a mais renda e mitigar a pobreza. Afinal renda é o combustível da economia.
  6. Milton Friedman, entretanto, previu o desastre e o ponto negativo: AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS. Em linguagem clara, a compra de votos e uso eleitoral destes programas, que assistimos recentemente aqui no Brasil.
  7. Frederich Hayek coloca a questão como teoria ligada a liberdade do cidadão. Segundo ele: "A garantia de uma renda mínima para todos, ou uma espécie de piso para todos, onde ninguém precisa descer, mesmo quando incapaz de se sustentar, parece constituir uma proteção perfeitamente legítima contra a coerção e abuso de poder" Quem diria em Suplicy?
  8. O Bolsa Família, porta estardante do PT e que não funciona mais com o ambiente inflacionário que estamos vivendo (10,7% em 2015) foi inspirado no Bolsa Escola de FHC, mas no fundo foi idealizado pelo economista liberal Ricardo Paes de Barros, denominado "agenda Perdida" em 2001 e que sugeria concentrar gastos do governo nos mais pobres. José Serra considerou "de direita" e anos depois Armíno Fraga apresentou ao Antônio Palocci que o adotou. Armínio Fraga? Isso mesmo.
  9. Agora pasmem: Augusto Pinochet , o odiado general e presidente que deu rumo ao Chile nos anos 70 e 80 foi o precursor destes programas. Assessorado pelos "Chicagos Boys" que reconstruíram a economia chilena e segundo o New Life Review, o subsídio único familiar implantado em 1981 pelo chileno dava dinheiro as mães pobres que mantinham seus filhos na escola. Ou seja, o primeiro programa de transferência de renda latino americano foi implantado pelo ditador Pinochet.
  10. O Bolsa Escola, muito mais eficiente do que o Bolsa Família com certeza teve a inspiração no Chile.                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Já li os livros de Leandro Narloch, Guia Politicamente Incorreto do Brasil, e Guia Politicamente incorreto da América Latina e este Guia Politicamente incorreto da Economia, recomendo todos. Este da Economia é genial.

Nenhum comentário: