terça-feira, janeiro 08, 2008

Apagão já? O mercado se antecipa.

Olha a notícia - Clique e veja - Com temor de apagão, preço de energia no mercado quase dobra.

O setor está assustado há muito tempo, a estiagem só agrava o problema. As previsões eram para 2011, sem chance de errar, mas sempre com uma suspeita de antecipação. Veja postagem antiga de 2007, outra de 2006.
Existem outros gargalos sérios, como a falta de gás, atraso em obras previstas e furos no Proinfa, Saiba mais.

O mercado sábio, se antecipa sempre. Podemos ter problemas já em 2008? Chances grandes, ainda mais que o país continua no ritmo de crescimento alavancado pela prosperidade mundial e aumento do consumo via crédito. Diga-se de passagem, este aumento do crediário com as taxas de usura pode virar um "sub-prime" nacional ao sinal de qualquer crise que afete o crescimento com aumento de desemprego ou diminuição da atividade.

Sabe de uma coisa, o racionamento, se vier, pode ser bom para o país que está com a infraestrutura combalida, não suportaria mesmo taxas de crescimentos maiores paradoxalmente.
Não deve faltar energia, mas como já postei aqui várias vezes o custo será enorme e sabe quem pagará a conta? Nós, os mortais contribuintes.
Se faltar a energia o custo será maior ainda. Estudos indicam que o custo da falta de energia pode levar a R$ 3.000,00 o mWh. Vamos rezar e torcer que não aconteça.

Nenhum comentário: