quarta-feira, janeiro 30, 2008

O maestro e mago da economia mundial ensinando um pouco!

Allan Greenspan - Clique e veja artigo

Dispensando comentários, vou direto ao ponto : O livro A Era da Turbulência de Allan Greenspan, que degusto com prazer, tem passagens incríveis. Corroboram muitas postagens minhas anteriores e explica muito das ocorrências mundiais recentes. Estou no início e o livro pode não agradar a todos pelo conteúdo técnico, apesar de ser fácil e agradável, mas eu estou adorando, tentarei puxar sempre alguns ensinamentos ou conclusões:
Nas páginas 12 e 13, ele disserta sobre as mudanças na economia mundial e em especial, palavras dele: " As taxas de crescimento dos tigres asiáticos, em especial a China, e outros emergentes em desenvolvimento ultrapassaram de longe as taxas de crescimento das demais economias. O resultado é a transferência do PIB dos desenvolvidos para estes países desencadeando ondas de efeito." Continua, " As taxas de poupança nos países em desenvolvimento são muito altas, e este deslocamento dos PIBs dos países desenvolvidos para os emergentes desde 2001 aumentou de tal forma a poupança mundial que ultrapassou em muito os investimentos planejados. Isso reduziu drasticamente as taxas de juros nominais, a oferta de dinheiro em busca de retorno cresceu mais rápido que a demanda por investimento".
Ele nesta passagem começa explicando a atual liquidez mundial que estamos vendo desde 2001, mas continua para abordagem a inflação: " Combinada com a globalização, com a tecnologia e os ganhos de produtividade, o deslocamento da força de trabalho das economia planejadas para as forças de mercado competitivos reduziram as taxas de inflação em quase todos países".

OU SEJA, a taxa de juros baixas e inflação de um dígito é coisa natural, da conjuntura, o fenomeno é mundial e governos que tentam se apoderar do feito alegando gestão, estão errados. BATO NISSO AQUI HÁ MUITO TEMPO.

A serendipidade ( atração de coisas boas) que ele diz, acontecem ao mesmo tempo, começo do século XXI e força os bancos centrais a se ajustarem as mudanças. Uma ilação para as forças naturais novamente, mais que gestão de qualquer banco central.
Conjuctura minha: Os fatores da nova economia, velocidade, intangibilidade e conectividade são responsáveis por muitas mudanças e quebra de paradigmas na economia e relações sociais. Muito deverá ser revisto frente as novas premissas e pilares da economia mundial, tanto na economia, quanto na administração e nas ciências sociais em geral. No fundo a sociedade do conhecimento e a era da informação preconizada por Peter Drucker é a realidade mutante da sociedade.

Greenspan alerta para o ciclo econômico com as seguintes palavras: " No entanto nenhuma destas forças (juros e inflação baixas) são permanentes. É díficil eliminar inflação num mundo de moedas fiduciárias (baseada na confiança, pós década de 30, quando as moedas perderam o lastro ouro)".

A explicação da bolha causada pela liquidez: " O declínio das taxas de juros se associa ao aumento dos índices de preço/lucro das ações, dos imóveis, na verdade de todos ativos geradores de renda. O Valor de mercado dos ativos de 1985 a 2006 subiu mais rápido que o PIB mundial e gerou grande aumento da liquidez mundial". Na verdade tenho dito há muito tempo isso aqui.

Greenspan acredita no mercado, assim como eu, critica a intervenção como ocorreu na década de 30 e em outros governos, mas aceitou aquele momento. Coloca a educação como pilar do desenvolvimento e aposta nela para saída de problemas futuros, isso parece consenso entre os grandes pensadores. Suas projeções vão até 2030 e prevêem problemas, mas ele sempre otimista acredita na superação destes problemas. A reliliência do ser humano é sua maior força segundo Greenspan. Ele aborda também a resiliência americana como seu pilar de superação das crises.
As mudanças mundiais arrancaram da pobreza muitos cidadãos e países, mas a rapidez das mudanças geraram apreensão, isso ele chama de turbulência. Defende a lei, o direito de propriedade e a liberdade, como não poderia ser diferente, para crescimento da riqueza material da humanidade.

Fecha a introdução de seu livro da seguinte maneira: " Os cidadãos do mundo se encontram com uma escolha árdua, de um lado, abraçar os benefícios do mercado global e das sociedades abertas que arrancam as pessoas da pobreza e lançam na busca de melhor qualificação. Do outro, rejeitar esta oportunidade e aferrar-se nos ISMOS, nativismo, populismo, tribalismo que algumas comunidades querem se refugiar quando sitiadas na própria identidade não conseguem perceber as melhores escolhas".

Estou extremamente identificado com o livro e como imaginava, será uma fonte de conhecimento enorme. Quem gosta de economia, entende um pouco, quer conhecer a história recente mundial e suas mudanças ou tem pretensões de ver um possível quadro futuro, pode ler o livro. Vou sempre que achar interessante, postar coisas, comentários e palavras do maestro da economia mundial.

Nenhum comentário: