sábado, outubro 16, 2010

Inadimplência do consumidor sobe pelo 5º mês seguido, diz Serasa

Inadimplência do consumidor sobe pelo 5º mês seguido, diz Serasa - Clique e leia


O problema, já postado aqui várias vezes, é que podemos ter uma bolha do crédito, da inadimplência do crédito farto e caro. Verdadeira "festa na floresta".

O aumento do crédito no Brasil é exponencial, a ascensão social e a melhoria de renda das classes D, C e E levam a esta condição. Ainda não temos os mesmos patamares de países desenvolvidos na relação crédito x % no PIB ( por exemplo: EUA na casa de 130%, outros países desenvolvidos, na casa de 100%. Chile na faixa de 70% e nós na casa de 40%), mas eles não têm o roubo praticado nos "spreads" bancários, ou seja, as dívidas são "pagáveis", aqui é assalto a mão armada e o incauto não sabe a armadilha que se mete quando toma este dinheiro. A proliferação das empresas, inclusive financeiras de "fundo de quinta" que provavelmente fazem carteiras e vendem aos bancos mais fortes é uma praga e combustível nesta bomba que pode explodir.

Seguinte: Não existem nuvens negras no horizonte econômico, mas se tivermos uma crise, uma retração qualquer, por fatores internos ou externos, esta bolha explode.

Alguns enchem a burra de dinheiro, os emprestadores desta grana cara, o povão toma na farra do consumo, pelo menos isso ajuda o crescimento. O risco está na situação qualquer de retração ou redução da atividade econômica.

Existem riscos para isso? Poucos, mas existe. O problema cambial que está na pauta mundial pode desencadear ações e bagunçar as coisas por aqui. A questão da fragilidade de alguns países que ainda andam de lado na Europa. As chances são pequenas, mas existem.


Espero que este crescimento da inadimplência esteja ligado a expansão do crédito.

Não sou contra a expansão do crédito, ao contrário, ele é saudável, o crédito é sinal de vigor e força no ciclo virtuoso da economia, Sou contra o roubo, aqui por conta de uma inadimplência alegada, eles metem a mão e acabam causando esta mesma inadimplência. Já disse várias vezes aqui, é como dizer que a febre é responsável pela infecção do doente.

Nenhum comentário: