terça-feira, novembro 06, 2007

Gás vai dar dor de cabeça a Lula, e muita!

Problema com energia - Clique e veja o que postei em 2006.

Lula vai a Bolívia negociar gás com Evo Morales - Clique e leia.

Hugo Chávez está por trás do triste episódio ocorido entre a Petrobrás e o governo boliviano. O governo agiu mal, com leniência e subserviência. Morales, inspirado em Hugo Chávez vituperou e tripudiou o Brasil.
Detalhe: Eles precisam mais de nós do que nós deles, mas agora eles sabem nossa dependência energética do gás boliviano. Repito: Os militares brasileiros nunca gostaram da idéia de depender do gás boliviano por medo de um maluco assumir o poder na instabilidade política da Bolívia. O resultado está ai.
Além de subirem o preço o fornecimento é precário. O Governo incentivou o uso do gás e hoje 50% do nosso mercado é proveniente da Bolívia. Não tem como mudar a matriz energética de uma hora para outra.
Estamos crescendo, na verdade poderiamos estar melhores, mas vá lá. O mercado de energia com a crise boliviana, o petróleo a US$ 100 o barril e a falta de entrada de usinas no Brasil é assustador. São Pedro tem que colaborar com o regime pluvial, caso contrário a antecipação da crise é inevitável. 2011 pode chegar em 2008, o gás sinaliza o problema.
Isso é falta de planejamento e pragmatismo. Tem muita gente boa no setor, mas existem os acadêmicos e incompetentes. Sempre é assim, o que assistimos é a corrente da uncompetência ganhando a batalha, infelizmente.
Lula tem tido sorte, a estrela dele é grande, mas está acostumado a levar as coisas na conversa, lembrando talvez de seu tempo de sindicalista. Lá onde está a coisa é diferente, as consequências vão aparecer em breve, podem apostar.

Nenhum comentário: