quarta-feira, janeiro 24, 2007

PAC ainda repercute e a Eleição na CD!

1-) O PAC ainda dá o que falar e vai continuar dando.

Olha, dá para sentir que o PAC está mesmo mais para jogada de marketing de início de mandato que um Plano de governo para acelerar o desejado crescimento, vamos ver por que:
1- O mercado reagiu morno e a polêmica com os governadores, peças importantes na ação e sucesso, é grande. Não há entendimento, nem mesmo com governadores petistas. Talvez façam jogo de cena. No fundo a tal renúncia fiscal, angústia dos governadores, atrapalha mais o nordeste e lá estão os petistas, além do Acre também na mesma situação.
2- Algumas medidas e ações ficaram sem detalhes importantes para compreensão: Detalhamento de obras, forma de contratação, busca de capital privado, etc. Digo e repito, uma ação eficaz e decisiva nas PPPs, poderiam ter tido mais serventia ao país.
3- Li hoje sobre uma teoria de terceiro mandato de Lula alavancado no sucesso do PAC. Olha, só se Jesus Cristo ajudar. Já pensou? Aposto um desejado terceiro mandato como o PAC vai ter sucesso, diria Lula. História da carochinha com certeza na lógica dos acontecimentos, mas política é sempre imprevisível, economia, nem tanto, mas que eles podem tentar, isso podem.

O PAC parece aquela história do cara que foi pressionado a parar de beber cerveja pela mulher. Ele topa, mas vai para o bar e pede uma cerveja sem alcool, mas na sequência um conhaque. Ou seja, a promessa é boa, mas a chance de dar certo é remota. Ele tenta, mas não consegue. Cumpre a promessa, mas não atinge o objetivo pretendido pela mulher.
Ou seja, prometem, mas fica tudo na mesma, ainda mais com a chance de problemas globais a partir deste ano. Outro gargalo que fatalmente será apresentado como desculpa do fracasso, o não fechamento das contas públicas. Todos sabemos, eles também, que o fechamento desses números é pouco provável.

Friamente e francamente falando, no fringir dos ovos, o PAC é melhor que nada, uma meta será perseguida neste próximo mandato.

2-) A eleição para presidente da Câmara dos Deputados.

Na primeira semana de fevereiro estará eleito o presidente da CD. Considerando os boatos que o nosso vice Alencar não está bem, o presidente da CD é o virtual substituto do presidente.
O governo disputa com dois cavalos. Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia (Meu deus, olha o trocadilho). Gustavo Fruet corre por fora. As apostas todas são no Chinaglia, mas ganhando Aldo, Lula estará bem.
Fruet é respeitado, se surpreender vai bagunçar mais do que quando ganhou o Severino. Alguns amigos petistas aqui de BH insistem, o PT comete o mesmo erro da eleição que sufragou Severino Cavalcanti. Será?
Não me arrisco, mas por sentimento acho que Fruet pode surpreender. Parece que se ele for para o segundo turno com Chinaglia, o favorito, a coisa pode complicar para o governo.
Vamos ver, Lula promete o seu ministério para depois desta eleição. Prudente, ele pode alterar tudo em função do resultado, ou mesmo, como dizem alguns jornais, estar usando a montagem como barganha para seu candidato. Advinhe quem é?


Nenhum comentário: