segunda-feira, outubro 29, 2018

Deus ilumine o novo presidente e o Brasil





Agora é pensar no futuro. Deus ilumine o Bolsonaro.
Eu tenho fé, estamos em ponto de inflexão que será positiva e crescente na economia. Isso vai gerar emprego e renda e finalmente conquistaremos a verdadeira justiça social.
O NE vai se livrar de oportunistas que exploram a miséria. Não é de hoje. Trocam-se as moscas, mas agora Bolsonaro tem chance de resgatar isso. Potencial lá tem.

Os mapas mostram claro onde o PT teve e tem voto. Não precisa de comentar muito os mapas e os números mostram isso, claro como a luz do sol.





Agora é unir a nação. PT não fez mea culpa, no discurso do derrotado, atacou as instituições e não fez um gesto de conciliação. Tipico deles. 

Bolsonaro parece mais equilibrado e sereno, deve ter amadurecido com os percalços.
A maior virtude que ele tem para mim, considerando que será o presidente, é a humildade de reconhecer que não sabe muitas coisas. 
Governante precisa de humildade e boa equipe. Gente séria é redundante e pré requisito.

Errei minha projeção, achava que seria de 15 a 20 pontos de diferença, deu 10, mas foi uma vitória retumbante.
Só não foi maior por causa do curral eleitoral petista no NE. Infelizmente, mas tenho fé que o NE será libertado em breve.

Errei no RIO e MG, onde achei que Paes ganhava, mas os ventos da mudança são nacionais. Aqui em MG achava que a eleição seria mais dura. Anastasia levou uma surra, não por sua culpa ou mérito do candidato eleito. A rejeição ao PSDB, ao Aécio (77% já vi em pesquisa) e os ventos na nova onda nacional.
O futuro governador aqui, desejo sorte, o vice dele eu conheço, é muito sério e competente. Deus ilumine os dois, vão precisar porque a situação de MG é das mais críticas do Brasil.

Tenho confiança que sairemos do buraco e retomaremos o desenvolvimento. Deus ilumine o Brasil.



sexta-feira, outubro 26, 2018

A ultima pesquisa de intenção antes da eleição.


Vamos deixar registrado aqui. Ibope e DataFolha vão pagar mais mico. Tentaram criar uma falsa ilusão  que Haddad estaria crescendo. Não acreditei.
Já tinha colocado aqui. A eleição está definida desde o começo. É PT ou Não PT.
O Brasil não quer o PT.

Acredito mais nesta pesquisa do Antagonista com o Instituto Paraná.


Para mim o resultado final será este, ou uma vantagem um pouco maior pró Bolsonaro,
Clique e veja mais.

Os votos do PT se resumirão aos grotões e periferias que dependem do Bolsa Família. Alguns idealistas e as famosas "tribos" votarão no PT, mas são insignificantes perto do voto da explroação da miséria no Nordeste principalmente. Triste.

Qual é a destes institutos de pesquisas? Acho que terão que rever metodologia e diminuir o viés ideológico.
Manipulação? Não gosto de falar isso, mas são possíveis e elas existem sim.
Trabalhar ou contra usando a margem de erro é uma das mais comuns, assim como focar seu universo onde é sabida a preferência por um candidato.
Acredito no Paraná sim, porque ele é o que mais tem acertado.
Eles deram que Haddad ganha na capital. Aposto que não ganha. A conferir. Rio, SP e MG e o Sul darão uma surra no PT, lavada.

Aqui em MG, eu senti que tem um movimento de queda do Zema e subida do Anastasia.
Vai ter inflexão para virar? Pouco provável, mas não impossível.
Aqui os institutos tradicionais vão errar feio, anotem ai. Anastasia terá muito mais votos do que as pesquisas indicam, apesar da rejeição do PSDB e do Aécio, que mesmo não aparecendo atrapalha Anastasia.
A conferir.
Outros estados como Rio, São Paulo e DF, darei meus chutes, DF é certeza: Ibaneis com 80%. Rio acho que Paes vai passar o juiz e SP Dória ganha, porque o opositor é de esquerda e SP vai massacrar a esquerda.
vamos aguardar segunda chegar. Alea jacta est e deus ilumine o Brasil e MG.

segunda-feira, outubro 22, 2018

Thomas Jefferson e a Inconfidência Mineira



Lendo o excelente livro de Lucas Figueiredo, descobri detalhes que não sabia sobre a Inconfidência Mineira. A história pode até ter sido contada desta forma, mas nunca explorada. Eu como leitor inveterado e apreciador da história já constatei isso. No meu primeiro livro explorei muitas coisas pouco exploradas na história, no segundo livro também.
A biografia de Tiradentes, eu adoro biografias, é muito bom. Das páginas 133 a 159 o autor mostra a gestação da Inconfidência Mineira e  a participação de Thomas Jefferson.
Só lembrando, Thomas Jefferson (clique e leia mais sobre ele) foi o principal autor da Declaração de Independência dos EUA.
Nos idos de 1700 , sob a influência do Iluminismo e da Independência Americana, começou a ser gestada a nossa Inconfidência Mineira,na verdade em Coimbra, Portugal.
No Brasil, segundo o livro, prevalecia o analfabetismo e falta da cultura. Isso pode ter sido até motivado pelos portugueses que não queriam a influência do Iluminismo nas terras brasileiras. Era raro livros e pessoas alfabetizadas. A elite mandava seus filhos para estudar nas universidades europeias.
O Brasil sob forte pressão de Portugal na ganância pelo ouro, já em fase de esgotamento do aluvião, começa a motivar a sedição.
O Brasil especialmente Minas Gerais chegou a mandar 11 toneladas de ouro para Portugal anualmente, quase a produção mundial toda.
A importância da exploração do ouro de aluvião (fácil de ser explorado) fez de Vila Rica, nossa Ouro Preto, a principal cidade do Brasil nos anos de 1700 com 79 mil habitantes, enquanto o Rio de Janeiro tinha 29 mil habitantes.
A revolta da elite com o abuso e os estudantes da Universidade de Coimbra começam a conspirar para a independência do Brasil. A inconfidência Mineira tinha esta inspiração, talvez não de todo o país, mas de Minas Gerais, o que atendia a todos interesses locais.
Pois bem, Thomas Jefferson depois da Independência Americana foi embaixador em Paris, a cidade das luzes.
Um estudante e Conspirador brasileiros chamado José Joaquim Maia e Barbalho (Clique e leia sobre ele), sob o pseudônimo de VENDEK, trocou algumas cartas com Jefferson, inclusive se encentraram pessoalmente. Segundo relatos, Jefferson se prontificou a ajudar, como deu orientação ao jovem estudante, precursor da sedição mineira,

Uma das cartas:

Montpellier, França, 21-11-1786.
Segunda carta de Vendek (José Joaquim da Maia) a Thomas Jefferson, resposta à deste de 16 -10 -1768 escrita de Paris. (original em francês)
Senhor:
Acabo de receber a honra da vossa carta de 16 de outubro e muito me penaliza não a ter recebido mais cedo, mas tive de ficar no campo até agora por causa de minha saúde e já que vejo que as minhas informações vos chegam às mãos com segurança vou ter a honra de as comunicar.

Sou brasileiro e sabeis que a minha desgraçada pátria geme em atroz escravidão, que se torna todos os dias mais insuportáveis depois da vossa gloriosa independência, pois que os bárbaros portugueses nada poupam para tornar-nos desgraçados com medo que vos sigamos as pisadas, e como sabemos que estes usurpadores, contra a lei da natureza e da humanidade, não cuidam senão de oprimir-nos, estamos decididos a seguir o admirável exemplo que acabais de dar-nos e, por conseguinte, quebrar as nossas cadeias e fazer reviver a nossa liberdade, que está de todo morta e oprimida pela força, que é o único direito que os europeus tem sobre a América.

Mas cumpre que haja uma potência que dê a mão aos brasileiros, visto que a Espanha não deixará de unir-se a Portugal e, apesar das vantagens que temos para defender-nos, não o poderemos fazer, ou pelo menos não seria prudente aventurar-nos, sem certeza de sermos bem sucedidos.

Isto posto, senhor, é a vossa nação que julgamos mais própria para ajudar-nos, não somente porque foi quem nos deu o exemplo, mas também porque a natureza fez-nos habitantes do mesmo continente e, por conseguinte, de alguma sorte compatriotas; pela nossa parte estamos prontos a dar todo o dinheiro que for necessário e a manifestar a todo tempo a nossa gratidão para com os nossos benfeitores.

Senhor, aqui tendes pouco mais ou menos o resumo das minhas intenções, e é para desempenhar esta comissão que vim à França, visto como eu não podia na América deixar de suscitar suspeitas naqueles que disto soubessem. Cumpre-vos agora ajuizar se elas são realizáveis e, no caso de quererdes consultar a vossa nação, estou habilitado para dar-vos todas as informações que julgardes necessárias.

Tenho a honra de ser com a mais perfeita consideração, senhor, vosso muito humilde e muito obediente servo.

Em Montepellier, 21 de novembro de 1786.

Fonte: Autos de Devassa da Inconfidência Mineira. Vol.8. Câmara dos Deputados. Brasília. 1977. - Clique e leia

O restante da história muitos conhecem e todos estudamos. Fica aqui a curiosidade que descobri neste livro, e tenho certeza poucos sabem.
Podemos inferir que Thomas Jefferson deu apoio a inciativa, clique e leia relatório de Thomas Jefferson ao secretário de Estado dos EUA.
Fico imaginando se a Inconfidência Mineira tivesse sido bem sucedida e tivéssemos tido a influência dos EUA, como seria o Brasil hoje.
Nunca saberemos, é verdade, mas dá para imaginar e sonhar com um Brasil que nunca existiu.

terça-feira, outubro 16, 2018

Segundo turno 2018, a realidade

Fogo morro acima, água morro abaixo e povo querendo votar, não há como segurar diz o ditado popular.

Bolsonaro deu um banho nas urnas, esperado por alguns, mas menos pelos dois principais institutos de pesquisas Ibope e DataFolha. Erraram muito, precisam explicar mais os erros, inclusive nos estados.




Olhem a rejeição de 2014....
A Globo insiste que será embate de rejeição. Sempre foi assim em segundo turno. Os fatos:
Rejeição Hoje: Bolsonaro 35% e Haddad 47%
Comparem com 2014 e vejam que eram parecidas e simplesmente se inverteram.
Detalhe: Dilma teve 52% e Aécio 48%.
Agora deverá ser 60% Bolsonaro x 40% Haddad. 
Tenho pressentimento que Bolsonaro subirá mais para próximo de 65%. A conferir. O Brasil não quer o PT.Isso é Fato.
Este papo de eleitor de direita e esquerda é piada. Bolsonaro não ir a debate não mudará nada. Será que o povo assiste mesmo a debate? Temas ininteligíveis a este horário da noite? Brincadeira.

A agenda conversadora de Bolsonaro ( valores morais da família+ segurança) conquistaram o Brasil. Para quem tem dúvida se a sociedade é conservadora veja esta matéria de 2014 com pesquisas que mostram o quanto somos conservadores - Clique e veja Bolsonaro com esta agenda e encarnando o antipetismo chegou onde está. 

O PT se resumiu ao eleitor beneficiário do Bolsa Família. Os ideológicos de sempre, militantes e beneficiários do programa.
Basta ver os mapas de votação do PT e comparar. mas mesmo assim perdeu muitos eleitores e Bolsonaro avança sobre eles. Bolsonaro ganhou em quase todas as capitais do NE (perdeu em 3).


Quem quiser ver os mapas no detalhe, clique aqui.

                Veja o mapa de apuração de todas as cidades do Brasil



Agora vamos lá esclarecer algumas coisas:
  1. O Bolsa Família tem serventia em um país com tanta desigualdade. Não foi invenção do PT e muito menos do PSDB, já escrevi sobre isso, quem quiser saber a origem do Bolsa Família clique aqui e leia. O verdadeiro criador Milton Friedman, nos anos 60, alertava para isso: O uso político. Foi o que aconteceu e deixou milhares de famílias reféns da política da miséria.
  2. Os beneficiários do Bolsa Família representam mais de um terço da população de 11 Estados brasileiros, todos das regiões Norte e Nordeste. No Brasil, 21% da população vive com os benefícios do programa. Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a pedido do Valor e evidenciam a importância dos recurso. Clique e leia mais
  3. O PT perdeu parte deste eleitorado em 2018, mas ainda mantem firme sua tutela. Não há como negar isso. A dignidade deste povo deveria vir com emprego e renda, esta é a verdade. 
  4. Quem quiser ver a radiografia do Bolsa Família Clique e veja  Matéria de 2008, mas muito atual, porque isso não mudou, ao contrário, piorou.
  5. O MPF já fez ações para coibir fraudes. Devem ser milhares com certeza. Clique e veja matéria de 2016, mas com certeza retratando bem a realidade.

Não, não podemos acabar com o Bolsa Família, mas precisamos colocar regras, tempo de validade, contrapartida do cidadão e criar mecanismos alternativos para o cidadão: Gerar emprego e renda é a melhor opção, prosperidade com crescimento econômico forte e sustentável.

Aqui em MG, o mapa é assim também.  Infelizmente temos áreas de carência total, onde o cidadão é dependente do estado e do Bolsa Família. A votação no PT corrobora a minha afirmação, como no Brasil todo.



Alguns lugares como DF, SP e até MG, Bolsonaro está com 70% de intenção contra 30% do Haddad. Minas Gerais são várias, como sabemos e um retrato do Brasil.

Sobre Minas Gerais, acertei a derrota de Dilma e a vitória do Rodrigo Pacheco em primeiro, tinha certeza. Dilma aparecia com 27% nas pesquisas porque era a mais conhecida. Era também a mais rejeitada com 65% e para o SF tinha 80% de indecisos, era fácil presumir que ela corria riscos sérios.

A surpresa ficou por conta de Romeu Zema com 42% dos votos. Além de tirar o PT do segundo turno atropelou Anastasia. Foi um pouco de surpresa para mim, mas vendo depois os resultados gerais vimos que o eleitor não queria PT e nem PSDB, em MG e no Brasil eles foram muito rejeitados.
A rejeição de Anastasia é grande, para virar a eleição, na minha visão, só um milagre, mas na política o impossível não pode ser dito e a eleição acaba quando termina.
Vamos aguardar, mas Zema deve ser governador, tem um vice competente e experiente, Paulo Brandt, ele pode fazer a diferença no governo que parece se avizinhar. Tomara.
 No Brasil tenho confiança em Bolsonaro, só a mudança de rumo vai nos dar muito alento.
Brasil precisa de um "cavalo de pau" e isso está acontecendo.
No congresso nunca esperei a renovação de 52%, eu e todos analistas políticos achamos que pelo fundo eleitoral os atuais mandatários seriam reeleitos facilmente. Não foi assim, ao contrário.
Não que o dinheiro perdeu a importância, mas não foi tão determinante, a não ser nas regiões mais pobres e mais suscetíveis a isso.
A TV se mostrou em decadência total e as redes sociais foram as estrelas.
A Janaína em SP teve 2,4 milhões de votos e gastou R$ 60 mil. Ok, ponto fora da curva, mas os candidatos do PSL do Bolsonaro fizeram 52 deputados e 4 senadores, sem dinheiro e em TV, isso não há como negar.
O PT foi a segunda bandada ancorada no seu curral eleitoral.
PSL deve ser a maior bancada muito breve. Partidos menores que não atingiram a cláusula de barreira (a primeira fase) devem se unir a eles.
Existe um forte rumor (e seria estratégico) se o DEM se fundisse ao PSDB. Se tornariam força no congresso com uma das maiores bancadas na CF e no SF a maior. A conferir se vai mesmo acontecer.
O perfil deste congresso é mais conservador, tudo indica, e quem duvidava da governabilidade de Bolsonaro pode tirar o cavalo da chuva, ele já tem uma grande bancada, coisa que o PT (se ganhasse) não teria, ao contrário, teria era muita dificuldade.
PT vai incendiar o Brasil em 2019? Deve fazer barulho, mas seus satélites, CUT, MST e afins estão sem o pitéu governamental, mais difícil, e podem esperar que a lei e a ordem serão mais atingidas.
Não se trata de ferir a democracia, mas respeitar o direito da maioria da população que exige ordem e cumprimento da lei. Chega de baderna e leniência, a democracia não pode tudo. Eu acho.

domingo, outubro 07, 2018

A pesquisa final, chegou a hora da onça vai beber água.

Nenhum texto alternativo automático disponível.




As pesquisas dos institutos tradicionais IBOPE e DataFolha dão Bolsonaro com 40% e Haddad 25%. Os outros não importam mais.
EU APOSTO que Bolsonaro terá mais de 40%do votos. Se ganha no primeiro turno eu não posso afirmar, mas aqueles meninos da CA que dizem descobriram um algorítimo a partir do Google Trends  projeções estatísticas, dizem que ele leva, A conferir.

Clique e leia mais.


Puntos actualizados de los candidatos de acuerdo con los principales institutos de encuestas  electorales de Brasil. Google Trends permanece en este estudio. Este artículo presenta dos gráficos com los puntajes de cada candidato en el criterio de intención de voto estimulada de las encuestas de Datafolha (04-10), Ibope (03-10), XP/Ipese (05-10), BTG/FSB (01-10), Paraná/Crusoé (03-10) y CNT/MDA (30-09). Se presenta una tabla con los datos de cada instituto encuestador.Este estudio incluye también el interés de búsquedas de los candidatos en los últimos dias en Google Trends. Estos datos seguirán en los próximos estudios. También es mostrado un gráfico con la serie histórica de los votos válidos en el período del 12 de septiembre al 05 de octubre.

Minha ultima postagem falo desta metodologia: Clique e veja

Segundo interpretação deles perguntado por uma amigo brasileiro: Esse numero ai de cima nos validos vai dar 48.3% para 15% de abstenção Já era. Primeiro turno.

Eu acho que a abstenção será maior do que 15%, pode chegar a 20% por conta da rejeição dos 2 primeiros candidatos.

IBOPE e DataFolha podem pagar um grande mico hoje, anotem ai.

Tem mais gente prevendo vitória no primeiro turno. Clique e veja



Aqui em MG o Partido Novo com o Zema ameaça tirar o PT do segundo turno. Apesar do expressivo crescimento, fruto da rejeição ao PT e PSDB, não acho que chegue. PT é seita, tem a máquina. Vamos ver.
Esta subida dele pode ajudar a eleger uma bancada no legislativo e mudar as previsões atuais, também a conferir.

No SF ainda acho que Rodrigo Pacheco chega na frente de Dilma. Ela terá 20% dos votos e olhe lá. Não tem 27% como mostram as pesquisas, sou capaz de apostar.
Carlos Viana pode ter os 20% e derrotá-la. Uma previsão com uma pitada de torcida, mas faz parte.
Vamos deixar tudo aqui registrado.
Deus ilumine o Brasil e Minas Gerais.

terça-feira, outubro 02, 2018

As pesquisas eleitorais na reta final...ilações





Resolvi colocar algumas considerações,  mostrar premissas nesta guerra surda  tentativas (ou não) de manipular ou induzir os resultados pela mídia nacional, que detesta Bolsonaro.
 Em setembro eu já vaticinava que Haddad ( o poste) x Bolsonaro seria o confronto no segundo turno.
Clique e veja

Bolsonaro há muito tempo encarnou toda a indignação do povo esclarecido com a classe política. Foi o único que enfrentou o sistema desde o início, que não tem manchas de corrupção (apesar de ataques de adversários), de certa forma, pareceu um "entrante" (novo). Assumiu e reverberou posições conservadoras (o Brasil é conservador). Explorou a pauta segurança, uma das grandes preocupações da população hoje com as mortes por ano e a leniência da justiça.
Outros candidatos não conseguiram passar a mensagem ao eleitor e agora virou plebiscito.
Bolsonaro x PT, comandado de dentro da cadeia por Lula (peitando as instituições e alegando perseguição que não existe. Ele ainda tem mais vários processos e deve ser ainda condenado por mais crimes) e um novo poste. Tudo isso graças ao grande curral eleitoral montado pelo PT no NE. Nada contra o nordestino, mas a carência de lá é palco para espertezas políticas, como fizeram os velhos coronéis da Arena no regime militar (sim era ditadura, mas tinha eleição).
Este quadro acima mostra que na reta final Bolsonaro atropelou o PT, apesar da campanha contra ele. Um tal #elenão, supostamente suprapartidário e de mulheres "contra ele" mostrou-se grande fiasco, pode até acirrado o #elesim, ou o #ptnuncamais, etc.
Bolsonaro nesta ultima pesquisa Ibope mostra que Bolsonaro cresceu em todos os recortes ( idade, renda, escolaridade), lidera em todos e só perde no ensino fundamental (eleitor sem ensino e tipico do NE e periferias das grandes cidade).
Bolsonaro ganha em 18 estados e o PT em 8 (todos NE) lembrando aqui que o NE representa 27% do eleitorado. Ou seja, Bolsonaro lidera (alguns muito bem) em 73% do colégio eleitoral.
Ele invadiu agora o feudo petista e cresce lá mais do que o petista (poste). Clique e leia.
Ambas as pesquisas mostram a mudança e a tendência a favor de Bolsonaro.

Datafolha: Clique e leia

Ibope: Clique e leia

Uma suposta conspiração dos institutos de pesquisa com parte da mídia é complicado de se afirmar ou provar, mas a simpatia pela esquerda e antipatia a Bolsonaro é explicita entre eles.

Bolsonaro pode vencer no primeiro turno? Ainda acho pouco provável, mas muito menos impossível agora. Vou tentar explicar porque.

Se as pesquisas manipulavam dados (Ibope e Datafolha), começam a fazer ajustes, porque eles vivem de seus acertos. Ibope mudou da água para o vinho e a DataFolha confirma isso.
Apesar de toda campanha contra, ele se supera e segue firme. O #elenão não funcionou, ao contrário.

Agora vamos a uma situação que me impressionou muito e quero deixar registrado.

Uma Agência americana chamada Encuestas Digitales, diz que criou um algorítimo que a partir das redes sociais e do Google trends consegue prever resultados estatísticos. Eles acertaram a vitória de Trump contra os institutos tradicionais, a vitória do Brexit e outros mais.

Não subestimemos a tecnologia. Eles dizem que as metodologias antigas já eram e as redes sociais e a nova forma de relacionar do ser humano vem mudando tudo. Concordo 100%. Se eles estão corretos e este algorítimo funciona? Saberemos em breve, mas eles dizem que Bolsonaro está a 2% para ganhar no primeiro turno e estas tendências atuais da pesquisa Ibope pode estar corroborando isso.

Recomendo quem tiver interesse em ler as explicações deles.


Leia esta também: 

Pesquisadores Nos Estados Unidos Sinalizam Vitória De Jair Bolsonaro No Primeiro Turno

Se eles estiverem certos, os institutos de pesquisas tradicionais, não todos, mas principalmente Ibope e Datafolha estarão desmoralizados. Por manipulação, metodologias ultrapassadas, enfim, será o fi credibilidade deles. A conferir.

Quero deixar aqui registrado algumas coisas que observo:
  1. Bolsonaro terá muito mais votos do que previsto nas pesquisas tradicionais.
  2. O PT tem rejeição maior, apesar das pesquisas mostrarem o contrário.
  3. Ele tem rejeição alta, mas o sentimento antipetismo é maior, pode apostar.
  4. A entrevista de Lula (um absurdo) parece que acabou, para mim seria outro tiro no pé, porque acirraria ainda mais o antipetismo.
  5. A delação de Pallocci ainda não foi medida nas pesquisas, mas pode ter impacto ruim para eles.
  6. No segundo turno (se houver) Bolsonaro vai rebobinar a fita dos governos petistas e ai muita gente refrescar a memória. As mentiras do "país das maravilhas" serão também desmascaradas. Anotem ai.
  7. Na onda Bolsonaro já vista nesta reta final, farei um vaticínio que vejo falando há mais tempo no caso de MG:
  8. O voto indeciso não acho que favorece o PT, ele tende a ser nulo, branco ou abstenção ou Bolsonaro. PT leva pouco dai e pelo menos 20% ainda tem dúvida. Isso corrobora ainda mais a tese dos pesquisadores americanos. Vamos deixar registrado aqui.
  • Anastasia pode ainda levar no primeiro turno apesar do crescimento de Zema.
  • Dilma sempre aparece com 28% das intenções de voto, mas acho que isso se dá porque o voto para o SF é "largado" e ela por ser a mais conhecida atinge isso. Indecisos ainda somam 35% e brancos (que podem mudar) 26%. Somando-se os 2 votos é muito grande o número de votos que serão perdidos. A capilaridade e empenho da máquina política pode ajudar Rodrigo Pacheco. 
  • Ela tem rejeição enorme 60% (segundo pesquisas próprias que vi quando achava no comitê do Rodrigo Pacheco). Uma campanha contrária enorme, agora a delação do Pallocci que ser for bem explorada vai fazer estrago para ela, assim como para Haddad. Apesar de muita gente achar que isso está "precificado", eu acho que a lembrança para muitos vai tirar votos, principalmente eleitores indecisos e esclarecidos.
  • Dilma terá no máximo 25% dos votos, e tenho um sentimento que Rodrigo Pacheco será o primeiro e Carlos Viana o segundo senador por Minas Gerais. A conferir. Não só pela torcida dela ser derrotada, mas pelos fatos que narrei aqui. A conferir.