terça-feira, outubro 02, 2018

As pesquisas eleitorais na reta final...ilações





Resolvi colocar algumas considerações,  mostrar premissas nesta guerra surda  tentativas (ou não) de manipular ou induzir os resultados pela mídia nacional, que detesta Bolsonaro.
 Em setembro eu já vaticinava que Haddad ( o poste) x Bolsonaro seria o confronto no segundo turno.
Clique e veja

Bolsonaro há muito tempo encarnou toda a indignação do povo esclarecido com a classe política. Foi o único que enfrentou o sistema desde o início, que não tem manchas de corrupção (apesar de ataques de adversários), de certa forma, pareceu um "entrante" (novo). Assumiu e reverberou posições conservadoras (o Brasil é conservador). Explorou a pauta segurança, uma das grandes preocupações da população hoje com as mortes por ano e a leniência da justiça.
Outros candidatos não conseguiram passar a mensagem ao eleitor e agora virou plebiscito.
Bolsonaro x PT, comandado de dentro da cadeia por Lula (peitando as instituições e alegando perseguição que não existe. Ele ainda tem mais vários processos e deve ser ainda condenado por mais crimes) e um novo poste. Tudo isso graças ao grande curral eleitoral montado pelo PT no NE. Nada contra o nordestino, mas a carência de lá é palco para espertezas políticas, como fizeram os velhos coronéis da Arena no regime militar (sim era ditadura, mas tinha eleição).
Este quadro acima mostra que na reta final Bolsonaro atropelou o PT, apesar da campanha contra ele. Um tal #elenão, supostamente suprapartidário e de mulheres "contra ele" mostrou-se grande fiasco, pode até acirrado o #elesim, ou o #ptnuncamais, etc.
Bolsonaro nesta ultima pesquisa Ibope mostra que Bolsonaro cresceu em todos os recortes ( idade, renda, escolaridade), lidera em todos e só perde no ensino fundamental (eleitor sem ensino e tipico do NE e periferias das grandes cidade).
Bolsonaro ganha em 18 estados e o PT em 8 (todos NE) lembrando aqui que o NE representa 27% do eleitorado. Ou seja, Bolsonaro lidera (alguns muito bem) em 73% do colégio eleitoral.
Ele invadiu agora o feudo petista e cresce lá mais do que o petista (poste). Clique e leia.
Ambas as pesquisas mostram a mudança e a tendência a favor de Bolsonaro.

Datafolha: Clique e leia

Ibope: Clique e leia

Uma suposta conspiração dos institutos de pesquisa com parte da mídia é complicado de se afirmar ou provar, mas a simpatia pela esquerda e antipatia a Bolsonaro é explicita entre eles.

Bolsonaro pode vencer no primeiro turno? Ainda acho pouco provável, mas muito menos impossível agora. Vou tentar explicar porque.

Se as pesquisas manipulavam dados (Ibope e Datafolha), começam a fazer ajustes, porque eles vivem de seus acertos. Ibope mudou da água para o vinho e a DataFolha confirma isso.
Apesar de toda campanha contra, ele se supera e segue firme. O #elenão não funcionou, ao contrário.

Agora vamos a uma situação que me impressionou muito e quero deixar registrado.

Uma Agência americana chamada Encuestas Digitales, diz que criou um algorítimo que a partir das redes sociais e do Google trends consegue prever resultados estatísticos. Eles acertaram a vitória de Trump contra os institutos tradicionais, a vitória do Brexit e outros mais.

Não subestimemos a tecnologia. Eles dizem que as metodologias antigas já eram e as redes sociais e a nova forma de relacionar do ser humano vem mudando tudo. Concordo 100%. Se eles estão corretos e este algorítimo funciona? Saberemos em breve, mas eles dizem que Bolsonaro está a 2% para ganhar no primeiro turno e estas tendências atuais da pesquisa Ibope pode estar corroborando isso.

Recomendo quem tiver interesse em ler as explicações deles.


Leia esta também: 

Pesquisadores Nos Estados Unidos Sinalizam Vitória De Jair Bolsonaro No Primeiro Turno

Se eles estiverem certos, os institutos de pesquisas tradicionais, não todos, mas principalmente Ibope e Datafolha estarão desmoralizados. Por manipulação, metodologias ultrapassadas, enfim, será o fi credibilidade deles. A conferir.

Quero deixar aqui registrado algumas coisas que observo:
  1. Bolsonaro terá muito mais votos do que previsto nas pesquisas tradicionais.
  2. O PT tem rejeição maior, apesar das pesquisas mostrarem o contrário.
  3. Ele tem rejeição alta, mas o sentimento antipetismo é maior, pode apostar.
  4. A entrevista de Lula (um absurdo) parece que acabou, para mim seria outro tiro no pé, porque acirraria ainda mais o antipetismo.
  5. A delação de Pallocci ainda não foi medida nas pesquisas, mas pode ter impacto ruim para eles.
  6. No segundo turno (se houver) Bolsonaro vai rebobinar a fita dos governos petistas e ai muita gente refrescar a memória. As mentiras do "país das maravilhas" serão também desmascaradas. Anotem ai.
  7. Na onda Bolsonaro já vista nesta reta final, farei um vaticínio que vejo falando há mais tempo no caso de MG:
  8. O voto indeciso não acho que favorece o PT, ele tende a ser nulo, branco ou abstenção ou Bolsonaro. PT leva pouco dai e pelo menos 20% ainda tem dúvida. Isso corrobora ainda mais a tese dos pesquisadores americanos. Vamos deixar registrado aqui.
  • Anastasia pode ainda levar no primeiro turno apesar do crescimento de Zema.
  • Dilma sempre aparece com 28% das intenções de voto, mas acho que isso se dá porque o voto para o SF é "largado" e ela por ser a mais conhecida atinge isso. Indecisos ainda somam 35% e brancos (que podem mudar) 26%. Somando-se os 2 votos é muito grande o número de votos que serão perdidos. A capilaridade e empenho da máquina política pode ajudar Rodrigo Pacheco. 
  • Ela tem rejeição enorme 60% (segundo pesquisas próprias que vi quando achava no comitê do Rodrigo Pacheco). Uma campanha contrária enorme, agora a delação do Pallocci que ser for bem explorada vai fazer estrago para ela, assim como para Haddad. Apesar de muita gente achar que isso está "precificado", eu acho que a lembrança para muitos vai tirar votos, principalmente eleitores indecisos e esclarecidos.
  • Dilma terá no máximo 25% dos votos, e tenho um sentimento que Rodrigo Pacheco será o primeiro e Carlos Viana o segundo senador por Minas Gerais. A conferir. Não só pela torcida dela ser derrotada, mas pelos fatos que narrei aqui. A conferir.

Nenhum comentário: