sexta-feira, novembro 01, 2013

A posição do Brasil no ranking mundial: quesito burocracia e dificuldades para fazer negócios.


Quem quiser ver mais é só abaixar: Clique aqui - Doing Business 2014 Brazil

Isso reflete não só o nosso baixo crescimento econômico, e mostra também nossa posição perante nossos pares.
Não é por acaso que o México, Chile e Colômbia estão nos deixando para trás no desenvolvimento econômico.
Para os que defendem "políticas sociais" como avanço, faço um alerta que a justiça social só é conquistada com crescimento econômico, geração de emprego e renda. Oportunidades de emprego e educação são muito mais importantes para o futuro de uma nação do que benesses governamentais. É a velha história, antes de dar o peixe, dê a vara de pesar e as condições para a pescaria, este sim deveria ser o verdadeiro papel do governo.
Aqui existe a mostra como estamos perante o mundo, claro que isso envolve burocracia, impostos elevados e outros entraves típicos de uma nação que interfere muito na economia, mais do que deveria.
Sempre ouvi que o Brasil é o país do futuro, mas este futuro nunca chega. Perdemos o boom de 90, perdemos o ainda melhor boom mundial dos anos 2000 e hoje estamos patinando com baixo crescimento e dependentes das commodities e da China e EUA crescerem. Ainda escutamos a conversa que não temos desemprego, e que os indicadores são bons, mas não me canso de alertar: É questão de tempo quando parar esta migração para a área de serviços, que dá os últimos suspiros. A indústria já paga uma conta elevada e nós vamos pagar esta conta no futuro.
Triste Brasil, onde ufanistas e governistas insistem em não enxergar erros e conserta-los. Triste país em que a classe política se preocupa com as próximas eleições, nos partidos e companheiros e esquece-se do futuro da nação.

Nenhum comentário: