segunda-feira, novembro 18, 2013

Cenário Político nr. 4 Novembro

Acabo de ver uma pesquisa do Ibope.

Cenários diversos, Aécio, Eduardo Campos, Marina, Dilma e Serra.
Dilma continua favorita em todos os cenários e mais engraçado, ela melhora sua performance quando comparada a de outubro.
Eleição em um turno só? Difícil, nem Lula ganhou em um turno, mas tudo pode acontecer. Esta questão depende muito mais da rejeição, do índice de rejeição. Posso inferir que o de Serra é quase 50%, por isso ele não ganha eleição, muito difícil.
Acho que os candidatos serão mesmo Dilma, Aécio e Eduardo Campos com Marina de vice. Podem inverter a chapa? Pouco provável, ele controla o partido PSB.
Aécio se move, hoje esta em Poços de Caldas, em evento político que discute o Pacto Federativo. Importante assunto, mas ininteligível para o povão, quiça para muito político por ai. Atrairá prefeitos se fizer sua mensagem chegar a eles.
A prisão dos mensaleiros não vai ter como ficar fora da pauta política de 2014. O governo se atuar bem, pode até faturar, mas acho que a missão será espinhosa, desvincular o PT se suas antigas cabeças coroadas.
A oposição tem bom material nas mãos, mas precisa ter cuidado para não passar dos limites da exploração do fato. Sempre soube que eleitor não gosta que "batam" muito em adversários. Eles precisam ter estratégia de como usar isso.
Aqui em MG, Pimenta se consolida como candidato. Pimentel não tem muita saída, precisa seguir o projeto nacional, é o melhor nome e tudo indica que uniu o PT. O PMDB ficará dividido, parte vem com Aécio, com certeza. A questão é saber como farão a aliança oficial com o PT.  Clésio lança-se candidato e aluns ensaiam este discurso, mas não creio que vingará. O cenário nacional vai colocar o PMDB com o PT aqui, mas com defecções com certeza. Aécio é fortíssimo aqui e sai com grande vantagem na eleição, podem anotar ai.
São Paulo ainda sem muitas definições, mas acredito que o PSDB deverá ganhar, a questão é se a margem para o PT será relevante, a ponto de somar a de MG e fazer a diferença que o PT tem no Norte e Nordeste.
Vamos acompanhando, vou pesquisar mais esta pesquisa, mote desta postagem.

Nenhum comentário: