domingo, outubro 20, 2013

O Pré Sal - Algumas reflexões


O Pré Sal do Brasil


Quem quiser entender mais o Pré Sal- Clique aqui

Vamos lá:

  1. Esta reserva do Pré Sal brasileira é conhecida desde a década de 70. Nunca foi divulgado nada antes pela falta de viabilidade técnica e econômica até então.
  2. Em 2006 constatamos um potencial de viabilidade, mas na minha opinião teve viés político o marketing feito.
  3. A 160 km da costa e até 9 mil metros de profundidade, o campo é negócio de risco.
  4. O regime de partilha e não de concessão é um  erro. Explico. Na partilha a Petrobras precisa de capital e será sócia de todos. A Petrobras terá 41% da produção, mas terá que investir 30% do negócio. US$ 80 bilhões só em Libra, é muita grana. Se fosse concessão, ganharia royalties e deixaria riscos ao empreendedor. Considerando os riscos e o tamanho do negócio, a partilha pode ser uma grande "fria", além de sugar investimento que deverá relegar outros projetos, talvez mais viáveis.
  5. Especialistas dizem que o preço a US$ 100 é o limite para ter a sustentabilidade econômica, como o petróleo é commoditie e a demanda vem caindo, mas a oferta pode até aumentar, podemos inferir que o preço deve vir abaixo também. 
  6. Esta história que o petróleo acabaria em 2050 é conversa fiada, a questão será sua utilização e sua participação como fonte na matriz energética. No Brasil mesmo em 2001 era de 45% a participação, em 2006 era de 38%, com viés de queda. 
  7. O petróleo vem caindo como fonte de energia mundial. Em 1973 era de 48% sua participação hoje não chega a 33% em viés de queda pelas fontes alternativas. A tecnologia e a consciência ambiental trabalhando pela humanidade.
  8. A maior prova que o pré sal ainda é risco é a ausência das maiores e melhores empresas mundiais. Só a Shell e Total se habilitaram. Outras desprezaram solenemente o "potencial". Tudo indica que ficará a cargo dos chineses, estatais a exploração. Aliás eles participam em tudo, mas são frágeis no cumprimento de contratos, eu que o diga, além de outros casos que sei.
  9. A China participa disso porque sua expansão econômica ainda é forte, energia para eles é combustível econômico, mas até quando? Se a curva deste progresso de 8% ao ano não coincidir com a extração real do Pré Sal, podem micar ambos, chineses e brasileiros da Petrobrás.
  10. O risco de "micar" este primeiro leilão foi reduzido pela presença dos chineses, mas precisamos ver o que acontecerá. Podemos até ter um bem sucedido leilão, sinceramente minha torcida, mas os riscos do plano de negócios estar furado é muito maior do que a minha torcida pelo sucesso.

Um comentário:

João Leão LYRIO disse...

Petróleo de baixíssima qualidade, com algo em tôrno de 25% em "pesados", risco tremendo de tragédias ecológicas, sem capacidade de reação da Petrobrás a êsse nível mas, acima de tudo, o esvaziamento da matriz energética, de 50% ---> 33% nos últimos 40 anos ...
# 171 internacional . . .