sábado, novembro 02, 2013

Cenário político Nr. 3 Novembro

Vamos lá, algumas reflexões e ilações. Fique claro: neste momento.

  1. Dilma continua favorita e o PT, liderado por Lula, coloca na pauta  a ameaça de extinção do Bolsa Família. Querem manter o voto dos quase 15 milhões de beneficiários que podem e devem significar um total de 30 milhões de votos, aproximadamente. Claro que eles não levarão todos estes votos, este eleitor é incauto e parte dele seguir seguir a orientação de formadores de opinião e alguns "coronéis' modernos.
  2. Aécio ainda não achou seu discurso. Eduardo Campos vai caminhando firme e consolidando sua candidatura. No PSDB, Serra ainda é fantasma para Aécio e ameaça a uma possível candidatura de verdade de oposição. Pergunto aqui: Será que Serra quer mesmo derrotar o PT? Ele entregou a prefeitura ao PT insistindo na sua candidatura. Um sujeito com 50% de rejeição não pode ser candidato a nada, deveria enfiar a viola no saco e ir embora, mas insiste em atormentar a frágil candidatura do Aécio. Frágil, porque ainda não acharam o discurso correto para atingir e empolgar o povão.
  3. Aqui em MG, Pimenta da Veiga se consolida. Ouvi de um amigo, grande líder e político mineiro: Política se faz com gestos e tudo indica que Pimenta da Veiga está sendo colocado como a opção tucana, aliás um ótimo candidato.
  4. Soube hoje, por fontes diversas, e acho que na mídia também: José Dirceu quer implodir Pimentel como candidato do PT. Querem colocar o neófito Josué, filho do José de Alencar. Aliás, qual é o requisito do moço? Grana, DNA? Ele nem mora em MG. Dirceu está em franca movimentação, com certeza com as bençãos de Lula, para colocar este moço como candidato a governador. Na minha opinião, um grande equivoco.
  5. Em parte, esta tentativa de Lula de "inventar" novos nomes para o PT, faz sentido. Na classe média eles estão completamente queimados, pode ser uma tentativa de inovar, mas não sei se cola.
  6. Lula tem a marca de "interferir" no PT. Messiânico e com sua trupe e um exército de seguidores, se considera um mito e ídolo. TRISTE PAÍS que tem uma figura desta como mito. Ele quer rodar sua baiana aqui em MG e está em completa sintonia com José Dirceu, que mesmo fora dos holofotes e quase na cadeia, ainda manda e muito no PT.
  7.   Aqui em MG, com ou sem Josué, Pimenta, definido como candidato é favorito. 
  8. A incógnita ainda é a possível, mas não provável, candidatura de Márcio Lacerda. Acho que mesmo sendo do PSB e tendo um projeto nacional, ele se enquadra aqui na política tucana.
  9. Tem ouvido por várias fontes que o governador Anastásia não quer mesmo ser candidato a senador, bate o pé e quer ser desembargador. Ainda precisamos esperar mais para ver o desfecho desta novela. Ele seria barbada, mas definitivamente não é do ramo e deve ter sua idiossincrasia nas questões eleitorais.
  10. Quem será o candidato ao senado? Ainda é cedo, mas o PSDB tem nomes fortes. Clésio Andrade fará o que? Tudo indica que vai jogar como sempre, mas a sua tendência é ser candidato a deputado federal, rifando seu sobrinho. Vamos ver.
Vamos nessa, especulando e registrando aqui, talvez previsões que na frente poderão se confirmar.

Nenhum comentário: