segunda-feira, julho 19, 2010

Frota de moto cresce 105% de 2005 até 2010. E a mobilidade urbana?



Clique para ver a figura.

Este final de semana saiu uma matéria sobre o crescimento do número de motos no Brasil. O impressionante, não é só a questão das motos, mas do crescimento como um todo dos veículos, isso gera emprego e renda, mostra a ascensão, mas traz problemas graves, como a questão da mobilidade e sustentabilidade urbana.

Clique e leia a matéria, mas farei um sumário das informações que me marcaram:
  1. O número de veículos para cada 100 brasileiros é hoje de 32, sendo 19 carros, 8 motos, e caminhonetes, 1 caminhão e 1 outro.
  2. Em 2005 existiam 25,4 milhões de carros, em 2010 são 35,4 milhões. Aumento de 40%.
  3. Em 2005 eram 7,4 milhões de motos, em 2010 são 15,3 milhões, aumento de 105%.
  4. Todas as categorias tiveram crescimento, no total de veículos, em 2005 tínhamos 40 milhões, em 2010 temos 61 milhões, aumento de 52%.
Considerações:
  1. A população aumenta, mas o crescimento é maior. Isso deve estar abalando o transporte coletivo, afinal muitos têm trocado o ônibus pela moto.
  2. Isso mostra a evolução e ascensão social das classe C,D e E.
  3. Existem já municípios com graves problemas de mobilidade urbana, por conta inclusive das motos.
  4. Sei pelos dados de uma cidade aqui de Minas Gerais que o número de motos cresce e o de acidentes também, isso sobrecarrega a saúde pública, mas principalmente nas pequenas cidades quase sempre sem estrutura.
  5. Problemas ambientais podem ser esperados pelo aumento do CO2 e ON2, além do enxofre e particulados emitidos, a nossa frota e nosso combustível não possuem cuidados tecnológicos para atacar estes problemas, mesmo com regulamentação já em vigor.
  6. Como sempre tem o lado bom desta história e não é possível impedir este crescimento, mas outras medidas em paralelo precisam ser tomadas para evitar mais problemas ambientais e de sustentabilidade e mobilidade urbana. Por mais que achemos que as motos são problema menor, acho que são tão graves como o crescimento dos veículos, este ano é previsto novo recorde de vendas. O país crescendo como programado, as chances de aumentar este crescimento é real.
Fica aqui o registro de um problema a ser atacado pelas autoridades e como sempre falo, a melhor forma é se antecipando a ele. Esta matéria da Folha mostra claramente isso. Vamos pensar e agir.

Nenhum comentário: