Clique para ver a figura.
Clique e leia a matéria, mas farei um sumário das informações que me marcaram:
- O número de veículos para cada 100 brasileiros é hoje de 32, sendo 19 carros, 8 motos, e caminhonetes, 1 caminhão e 1 outro.
- Em 2005 existiam 25,4 milhões de carros, em 2010 são 35,4 milhões. Aumento de 40%.
- Em 2005 eram 7,4 milhões de motos, em 2010 são 15,3 milhões, aumento de 105%.
- Todas as categorias tiveram crescimento, no total de veículos, em 2005 tínhamos 40 milhões, em 2010 temos 61 milhões, aumento de 52%.
Considerações:
- A população aumenta, mas o crescimento é maior. Isso deve estar abalando o transporte coletivo, afinal muitos têm trocado o ônibus pela moto.
- Isso mostra a evolução e ascensão social das classe C,D e E.
- Existem já municípios com graves problemas de mobilidade urbana, por conta inclusive das motos.
- Sei pelos dados de uma cidade aqui de Minas Gerais que o número de motos cresce e o de acidentes também, isso sobrecarrega a saúde pública, mas principalmente nas pequenas cidades quase sempre sem estrutura.
- Problemas ambientais podem ser esperados pelo aumento do CO2 e ON2, além do enxofre e particulados emitidos, a nossa frota e nosso combustível não possuem cuidados tecnológicos para atacar estes problemas, mesmo com regulamentação já em vigor.
- Como sempre tem o lado bom desta história e não é possível impedir este crescimento, mas outras medidas em paralelo precisam ser tomadas para evitar mais problemas ambientais e de sustentabilidade e mobilidade urbana. Por mais que achemos que as motos são problema menor, acho que são tão graves como o crescimento dos veículos, este ano é previsto novo recorde de vendas. O país crescendo como programado, as chances de aumentar este crescimento é real.
Fica aqui o registro de um problema a ser atacado pelas autoridades e como sempre falo, a melhor forma é se antecipando a ele. Esta matéria da Folha mostra claramente isso. Vamos pensar e agir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário