segunda-feira, julho 05, 2010

As campanhas começam de fato agora

Não acabou a Copa, mas o Brasil está fora, como previsível, diga-se de passagem, o time é fraco.
Hoje é o último prazo de registro das chapas, coligações, etc. A campanha começará agora, em breve todos estarão envolvidos, falo do povão, alheio a tudo e focado na Copa. Principalmente quando começar a TV, todos estarão comentando a eleição, escrevam ai.
O calendário eleitoral é o seguinte, Clique e leia, mas resumindo:
  • Amanhã, dia 06/07 começa oficialmente, apesar de alguns já terem atropelado e tomado multas que podem criar grande confusão no futuro.
  • Dia 17/08, 47 dias antes da eleição começa a propaganda gratuita, ai quem não tomou conhecimento tomará.
  • Debates e mídia impressa só até dia 30/09.
Algumas considerações, ainda dizendo que não é minha posição, mas minhas ilações com base no que acompanho:
  • Serra tem 21 palanques estaduais e Dilma 45. Na mídia eletrônica hoje isso pode interferir pouco, é mais fácil Dilma ajudar alguns candidatos embalados na onda Lula do que o contrário.
  • Algumas projeções indicam que quando Lula assumir a campanha de Dilma ela sobe forte e pode chegar a 47%. Pode ganhar no primeiro turno? Acho que pode, mas lembrem-se que o perfil do eleitor dela é de muita perda de voto, já Serra não. Acho que Marina ainda vai subir, mas tira mais de Serra do que de Dilma.
  • Lula tem uma estrela incomparável. Além de sua vida que já mostra sua sorte, ele pega em pleno ano eleitoral uma economia forte e crescente, comparada a crescimento chineses, nenhum político poderia desejar coisa melhor. O Estado de Minas ontem mostrou matéria de capa falando do problema do crescimento do número de veículos nas cidades do interior, as revistas semanais mostram outras facetas deste ciclo virtuoso. Eles eleitores vão votar contra Lula? Não creio.
  • Serra ainda andou tropeçando, indicou um vice do Paraná e depois o tirou. O eleitor do Alvaro Dias não deve estar gostando disso. Se eles disseram que Alvaro Dias daria 2 milhões de votos em Serra, quantos ele perderá com a sua destituição?
  • O vice indicado agora não parece agregar muitos votos, pelo menos não consegui enxergar isso. Tempo de TV? Acho que 3 minutos a mais, mas pode ser problema para Serra, qual será seu discurso? Estou ansioso para ver.
Existe eleição ganha de véspera? Claro que não. Dilma ainda pode cometer erros e se atrapalhar, mas em contrapartida Lula entrará em campo e muitos ainda não sabem que ela tem um padrinho, e muito forte. Ela é ainda desconhecida por um grande contingente eleitoral.

Serra pelas últimas pesquisas está em empate técnico com ela, mas para mim as tendências estão claras. Ele se segura em 39% e Dilma vem crescendo com sua identificação ao governo aprovado por 78% da população. Não vem ao caso o porque desta aprovação, mas este é o fato real.

Serra deve ganhar em São Paulo e talvez em algum outro estado do Sul, mas pelas conversas aqui em MG, ele perde. Se ele ganhasse bem em São Paulo e Minas, teria chances.

Bem, eleição e mineração, só após a apuração, mas quanto mais se aproxima o dia da votação e as campanhas vão ganhando corpo, a lógica e as tendências ficam mais claras ou começam a aparecer. Posso estar errado, mas falo isso aqui desde janeiro.
Ainda não decidi meu voto, mas estou quase me decidindo.

Nenhum comentário: