terça-feira, julho 06, 2010

A bolha do crédito fácil pode estourar?

O Globo de hoje publica uma manchete que pode passar desapercebida por muitos, mas pode representar uma bomba prestes a explodir e um problema grave para o Brasil, principalmente a Bolsa de Valores.

Clique e leia - Serasa detecta aumento da inadimplência nas classes C e D e alta preocupa analistas

Seguinte: A festa na floresta dos "spreads" absurdos e do crédito fácil pode detonar uma crise. A exemplo do que ocorreu nos EUA com a bolha imobiliária, no Brasil, centenas de bancos, financeiras e "tamboretes" de fundo de quintal ofereceram crédito a centenas de pessoas que navegavam na prosperidade do crescimento econômico, na mudança de classe social. Este dinheiro foi basicamente usado para o consumo, alguns pagavam dívidas passadas do assalto promovido pelos juros abusivos do cartão de crédito e cheque especial, caso de polícia, na minha opinião.

Entre as financeiras de fundo de quintal houve fusão, aquisição, "merges", "swap" de crédito, ou seja, deve ter havido muito derivativo criado pelo mercado em cima desta farra do crédito, mas uma hora a bomba parecia estourar, pode ter chegado a hora? Pode, senão algumas coisas precisam acontecer.

O crédito fácil para aposentados, o tal consignado com risco muito baixo, quase nulo, não será problema, mas alavancado nest,e uma festa na floresta foi promovida pelos aventureiros do mercado. Juros que chegam a 15% ao mês, isso mesmo, assalto aos incautos que correm ao consumo para satisfazer seu consumismo na ascensão social. Nada contra os tomadores, mas sim contra o roubo promovido quase oficialmente, nas barbas do Banco Central. A falta de critério e os "spreads" absurdos que tornam "impagáveis" as dívidas podem desaguar em um problema sério, muito mais sério que possa parecer.

Depois da festa, quanto mais rica e exótica, maior a ressaca e a conta a ser paga, pode ter chegado a hora.

Isso vai repercutir na eleição? Acho pouco provável, o Lula tem tanta estrela que a crise, se por ventura chegou e vai estourar esta bolha de crédito, será problema para o próximo presidente. Falta muito pouco para a eleição, as medidas judiciais que precisam ser tomadas e uma constatação real de um eventual problema desta eventual bolha de crédito fácil e marginal demorarão mais do que 3 meses para se firmar no mercado. Já terá passado a eleição.

Pode até não ser ainda um problema, mas a luz amarela está acesa. Já andei falando nisso aqui, e lembrem-se, cantei a bola do aumento de liquidez do mundo sem o lastro devido e alicerçado na especulação e derivativo. Qual é o tamanho deste derivativo criado pela farra do crédito? Ainda não sabemos, mas existe com certeza. O aumento de veículos e motos fora do senso e a conseqüente farra de crédito também neste segmento já anuncia uma inadimplência grande e que será combustível nesta outra farra que o globo anuncia.

Nenhum comentário: