quarta-feira, agosto 26, 2009

Aneel regulamenta o PLC, e dai?

Quem quiser ver a matéria, está em todos os jornais. Clique e leia

Escrevi um artigo sob o tema, aqui vai o resumo, quem quiser ler o completo clique aqui

Seguinte: Anacronismo Tecnológico

A Aneel regulamenta o PLC. A questão é que esta medida vem tarde. A guerra entre o PLC e o Wireless foi perdida pelo conservadorismo do setor elétrico. A ousadia das empresas de telecomunicações atropelou uma enorme promessa tecnológica que era o PLC. Deixaram de faturar milhões e ainda perderam chance de otimizar a infraestrutura existente. As elétricas pensaram em entrar no mercado das teles, perderam, o erro pode ter começado por ai.

Sou testemunha, vivi este mercado. Fica aqui minha previsão: Não existe mercado para PLC. Nichos talvez, mesmo assim não acredito. Os modens de PLC não concorrem em preço, nem em qualidade com o Wireless. O setor elétrico perdeu uma chance de entrar nas telecomunicações, agora corre atrás, mas não será por ai. Quem ler meu artigo completo poderá entender um pouco mais a questão.

terça-feira, agosto 25, 2009

Confirmando minhas previsões econômicas

Poderia colocar mais um monte de artigos e postagens. Poucos acreditaram, mas está ai. Ainda não é o final de tudo, mas caminhamos firmes para a retomada. Vejam só:

Dados atuais de artigos no Cidade Biz
  • Projeção de 5% em 2010- Clique e Veja - Coluna de Antonio Machado 08/2009
  • FMI já fala em fim da recessão em 2009- Clique e veja - Coluna de Antonio Machado 08/2009
Minhas postagens em final de 2008.
  • Em dezembro de 2008 já elogiava a administração da crise- Clique e veja
  • Postagem de dezembro de 2008 falando sobre a chance de saída- Clique e veja
  • Final de novembro de 2008 afirmava que ainda nos egundo semestre de 2008 sairiamos da crise- Clique e veja
As previsões econômicas, repito, são futurologia pura, mas podem ter razão e sentido quando compiladas informações diversas. Até o final do ano veremos que muito estavam errados na previsão de um lúgrube 2009. As previsões que fazem no final do ano e que sempre acompanham estão furadas. Seja pelo impacto das projecções no auge da crise, seja pela não estimativa correta do que seria a crise.

Bernanke terá segundo mandato no FED

Obama vai reconduzir Ben Bernanke para segundo termo no poderoso FED, o Banco Central americano. Clique e veja

Ele substituiu o gênio Allan Greenspan que ficou 18 anos por lá. Alguns acusaram Greenspan de flexibilização com regras do sistema financeiro e foi acusado como um dos grandes responsáveis pela crise de 2008. Crise que termina em 2009, contra diversas previsões. Crise anunciada pelo próprio Greenspan diversas vezes.

Sempre assim, as pessoas não enxergam que Greenspan administrou crises gravissimas, especialmente o impacto do 11 de setembro nas finanças globais. A crise de 2008 esteve rondando o mundo por muito tempo, eclodiu em outubro de 2008 e foi muito bem administrada. O comandante foi Ben Bernanke, substituto de Allan Greenspan.

A especialização acadêmica de Ben Bernanke foi a crise de 1929. Ele sabe que o crash de 29 foi um grande aprendizado e poderia ter sido evitado por ação do governo.
Na época havia os "liquidacionistas", como ainda existem, e os que pregam ação firmes do atores regulatórios e responsáveis pelas políticas econômicas governamentais. Venceram no caso de 1929, os "intervencionistas".
Hoje venceram os "intervencionistas" debaixo de críticas e do fantasma da volta de socialismos e economias planificadas.
Bernanke conhecia o assunto, colocou dinheiro público, liderou uma ação mundial coordenada e competente. Estamos ai, vendo que a tempestade ainda existe, mas é fraca e breve retomaremos aos ventos da riqueza global. Redundância minha falar nas premissas da nova economia, mas elas foram usadas e muito bem administradas em 2008. Vamos retomando a normalidade e esperando o próximo problema.

domingo, agosto 23, 2009

Deu na Veja desta semana.



Vamos refletir. Desta semana na Veja.
  1. 3 estados além do DF têm mais celulares que habitantes. São eles, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
  2. Em 1992 havia 45% de crianças brasileiras entre 4 e 6 anos na escola, hoje são 79%
  3. 95% das notas de dólar que circulam em Washington têm vistígios de cocaína. Para quem não sabe, elas são enroladas e usadas como canudo.
Meus comentários:
  1. Definitivamente vivemos a era da informação e a sociedade do conhecimento. A tecnolgia e e a comunicação são os pilares de tudo isso. Bom ou ruim? É inexorável, é processo e não projeto.
  2. Isso ai, a Coréia do Sul em 1982 era parecida com o Brasil em diversos indicadores sociais e econômicos, hoje é primeiro mundo. Sabe porque? Investimento em educação e tecnologia. Estamos no caminho certo. Não é questão de governo, é de estado e este cenário está sendo plantado há muito tempo. Não vou elogiar governo nenhum, todos têm feito sua parte, diga-se de passagem, poderia até estar melhor e mais agressiva ação na educação.
  3. A droga é flagelo deste século. A cocaína talvez seja dos menores males, assim como a maconha, existem as famosas "balas", drogas sintéticas que detonam a juventude. Com certeza pode ser a hora de um debate franco sobre a descriminalização das drogas, para controle melhor do estado. O cigarro não está sendo o vilão, com toda razão? Vamos atacar a questão das drogas, com firmeza e razão.
Amanhã vou provar que desde 2008 falo em recuperação econômica ainda em 2009 e que 2010 vai "bombar", pelo menos por aqui, é o que tudo indica e meus principais gurus econômicos já predizem.

segunda-feira, agosto 17, 2009

Eu sempre disse que ainda em 2009 sairiamos da crise!

Economia japonesa cresce 0,9% e sai da recessão- Clique e leia. Isso confirma a minha previsão ainda em final de 2008, ápice da crise. É claro que alguns países ainda enfrentam problemas, mas o pior já passou. O mundo mudou, as experiências passadas ajudaram a reverssão da crise que poderia ter sido igual ou pior que a de 1929. A tecnologia, a comunicação, a velocidade com que as coisas acontecem e a intangibilidade como premissa na economia operam este acontecimento. Em 2010 devemos voltar aos ventos bons de 2007, a máquina vai girar forte novamente e a riqueza será criada. Até quando? Vamos ver, quem acredita na teoria dos ciclos pode esperar a volta. Veja um artigo que escrevi sobre os ciclos e tire sua conclusão, clique e leia.


domingo, agosto 16, 2009

Inglaterra volta a crescer ainda em 2009!

Clique e leia- Membro do BoE diz que Grã-Bretanha voltará a crescer em 2009.
Só confirmando minha previsões! Ainda podemos ter turbulências, mas a chance é cada vez menor! Ainda bem que ainda em 2009 as coisas estão voltando ao normal. Muitos quebraram a cara, sempre é assim com previsões, nós, os otimistas podiamos ter quebrado a cara!

Não posso deixar de comentar o inferno astral da IURD e do "BISPO" Edir Macedo, como dizem por aqui, DEMOROU! Isso não quer dizer que vai acontecer alguma coisa com eles, deveria, mas este não é um país sério e parece que cada vez mais caminhamos para a bandalheira institucional. A impunidade é a marca das ações para quem tem grana e este é extamente o caso.

quinta-feira, agosto 13, 2009

Juros caem?

Juros para pessoa física caem ao menor patamar desde 2007- Clique e veja


Pode ser, mas ainda é ROUBO! O spread é criminoso. Veja porque, a inflação é de 4% ao ano, se eles cobram na menor taxa , 60% a margem é de 54%. Como eles metem a mão nas tarifas abusivas a margem vai para o bolso das súcia. A alegação de que a inadimplência e consequentemente o risco geram este abuso é sofisma. No empréstimo consignado, o risco é quase zero, mas o spread é criminoso.
Eles dizem que é 2% a.m.. Não é. Quando se coloca a TAC (taxa de abertura de crédito) paga na frente, esta taxa sobe. Outro ponto, esta taxa é para pagar o empréstimo em 2 vezes, como a prestação fica alta, o aposentado e incauto toma em 36 ou até mais vezes, o juros sobe para 5% e o risco é zero. O juros caem, mas na ponta final não. Olhem ainda quanto é o capital de giro de desconto de duplicatas, abuso, 4% no mínimo, alguns privilegiados endinheirados têm taxas menores, mas sempre maiores que 2%. Na outra ponta, a quanto eles captam? Vai aplicar dinheiro hoje e veja qunto eles pagam, no máximo 1%.
Isso é roubo e monopólio, por isso eles, a banca, mandam no Brsil desde a década de 80 e enchem a burra de dinheiro. SOU INDIGNADO com esta situação e um dia vou tomar minhas providências jurídicas, vocês vão saber!

quarta-feira, agosto 12, 2009

Pegaram Edir Macedo e a IURD

Clique e veja - MP abre ação contra o bispo e seus asceclas. Demorou?
Já escrevi sobre isso várias vezes. O marketing destas igrejas ditas evengélicas neopentencostais é agressivo e abusivo. Vendem o que não podem entregar, a esperança de solução de problemas, as vezes até dores e curas milagrosas. É indignante abusarem de incautos, pessoas humildes que talvez inebriadas pelas luzes da ribalta das TVs dão depoimentos escabrosos e absurdos. Tem um destes pastores que mostra curas criminosas, que iludem pessoas e podem causar mal maior.
O marketing é profissional, mudam os temas, criam salvações diversas contra todos os males do universo, só que não entregam, dependem de Deus e de quem pede para alcançar a solução.
Tomam dinheiro de pessoas que normalmente não podem dar, mas dão pela forma agressiva, tipo "vendedores" super treinados.
Agora eles são acusados de desvio do dinheiro dos fiéis, eu tinha quase certeza. A ostentação é enorme, a prosperidade e riqueza incomensuráveis. Sem pagar imposto, sem custos operacionais e uma máquina de fazer dinheiro vendendo o que não precisa entregar, é nitroglicerira pura para a ambição.
Vamos deixar claro: É uma ação proposta, haverá aquela velha tramitação de justiça, eles ainda não foram condenados. Algumas pessoas até se apoiam nestas "muletas espirituais" e conseguem milagres grandes, mas que está história toda cheira a picaretagem preconizada pelo MP, isso cheira.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Bolsa, sorte ou técnica?

A bolsa pode ser um jogo, mas não é. O investidor pode transformar a bolsa em pano verde de casino, mas a essência da bolsa no século XIX foi a concepção da busca de recursos para investimentos em produção e LUCROS, bold nos lucros, porque só lucros garantem sustentabilidades, crescimento e prosperidade. A evolução e crescimento do mercado criaram mecanismos que podem fazer a bolsa virar um jogo. Em 1929, o grande crash que virou uma depressão tem pitadas fortes de especulação e jogatina, assim como agora em 2008.
Com experiência digo, os jogadores, via derivativos, "day-trades" ou outras formas possíveis dão liquidez ao mercado. Quando a jogatina toma conta, vai ser problema...vide diversos exemplos. Quem pode coibir isso? REGULAMENTAÇÃO. Contraditório com as premissas do capitalismo, é mal necessário.
Olhe que loucura, clique e veja: Papagaio vence investidores em concurso na Coreia do Sul-
Isso comprova a tese da jogatina? Claro que não. Mostra que onde tem fumaça tem fogo. Nestas paradas de concursos, etc. podemos dizer que a sorte é mandatária.
Eu acredito em estatística. Todo jogo que tem um pouco de lógica, existem diversos, a estatística impera. Qual é a diferença entre jogo de azar e jogo com habilidades (basicamente conhecimento de estatística)? No jogo de azar a sorte é o fator mais importante, no outro a sorte sempre pesa, mas nem tanto. A técnica pode prevalecer, sempre com fator de sorte, digamos, de biorritmo.
Poderia nominar vários jogos de azar e de técnica, vamos citar dois, um de azar: Corrida de cavalo. De técnica: Poker. Em ambos a técnica e a sorte estarão presentes, em doses diferentes.
Quero dizer com isso tudo o seguinte: BOLSA não é jogo de azar, mas pode ser, depende do investidor, e sabe mais? A sorte sempre vai ajudar, na vida como um todo, mas não devemos apostar só nela. A história do papagaio coreano mostra que a versão pode e quase sempre, é mais importante que o fato.

Sempre disse que na prática a teoria é outra. Veja ai os "tais 7 erros capitais" - Clique e veja
Minha opinião: Se conselho fosse sempre bom, não se dava, vendia-se. A bolsa sempre foi e será uma receita que definirei assim: ganância + conhecimento+ informação + sorte + expectativa+ risco. Em cada situação esta parada vai se configurar e sempre iremos atribuir ganhos ou perdas a estes fatores. Com certeza eles estarão presentes sempre, em qualquer situação, de ganhos ou de perdas.

terça-feira, agosto 04, 2009

A bolsa e o dólar hoje

Seguinte: A bolsa fechou em 56 mil pontos com R$ 5 bilhões de volume. Isso é ótimo e mostra que a recuepração é vista com clareza. A bolsa já rendeu 50% este ano e é a terceira melhor do planeta.
O dólar bateu R$ 1,82, níveis de setembro précrise de 2008. Isso mostra o fluxo de dinheiro estrangeiro e como consequência a pressão de compara na Bovespa. Bons ventos!

Minhas opinião: Acho que a bolsa deve subir mais, mas existe o risco, primeiro porque subiu muito e rápido neste ano, segundo porque ainda podemos ter fatores exógenos de países importantes que podem tirar o otimismo.

Gestão do Meio Ambiente e Saneamento- Novidade na praça!

Vou deixar aqui a minha mensagem enviada aos amigos e amigas, se alguém não viu, aqui está minha participação sobre a formatura. Na verdade formatura é bom para quem forma e por isso evitei convidar meus amigos e amigas. Quase sempre é roubada, sejamos francos. Neste caso a festa foi muito bacana e rápida sem aqueles maçantes de formaturas intermináveis.

Meus carissímos amigos e amigas
Quero participar a todos minha formatura em Gestão Ambiental e Saneamento ocorrida ontem dia 03/08/2009. Acabo de me diplomar nesta excelente graduação, na ótima instituição que é o Centro Universitário Isabela Hendrix com mais de 100 anos em tradição.
Me sinto realizado pela etapa cumprida e o desafio superado. Estudar depois de tantos anos foi, sem trocadilho, gratificante, interessante, mas um pouco fatigante.Aprendi muito, me diverti bastante e fiz novos e grandes amigos e amigas.Valeu a pena e tenho certeza valerá ainda mais. Estudar sempre é bom quando vivemos a era da informação.
Estou, como sempre estive, a disposição de todos, agora também em questões ambientais.Hoje é meu primeiro dia como um verdadeiro GESTOR AMBIENTALISTA e a empolgação é minha maior satisfação neste momento.
Abs e bjus

As bases americanas na Colômbia e a crise no Senado

1-) As bases americanas na Colômbia causam divergências, inclusive o Brasil manifesta sua opinião, clique e leia- Lula diz que não agrada. Acho um grande erro dele. Claro que Chavéz, Morales, Correa, o trio dos três patetas devem criticar e espernear, mas o Brasil?
Vamos lá: Os EUA se quisessem invadir qualquer país hoje, faria sem problemas, lógico que digo militarmente. Sabe porque ele não faz isso? Porque a democracia americana e a força da sociedade impediriam qualquer louco de tal insanidade. Os EUA não precisam de bases para ações militares, lembram-se das Ilhas Malvinas? A Inglaterra mandou um porta aviões e em uma semana liquidou a fatura contra os pobres e loucos argentinos. Porque as bases então? Na minha visão esta questão é clara, uma é o louco Chavéz que uma hora irá aprontar alguma coisa. Já escrevi sobre isso aqui.
Em novembro de 2007 relatei as sandices do coronel venezuelano- Clique e veja.
Chavéz vai aprontar, é questão de tempo. Investe pesado em armamentos, para fazer o quê? A última dele que aparece nas Tvs hoje é a tentativa de destruir o último cana de TV que poderia falar de suas loucuras e estragos que faz ao país. Mas bases militares por causa de Chavéz? Não, os EUA não precisariam disso em caso de um embate armado contra ele, mas é uma forma de intimidá-lo. A maior questão na minha visão é a droga, a cocaína e agora heroína colombiana. Um dos grandes flagelos da sociedade é a droga. Os EUA investem no combate e inibição da droga que arrebenta a sociedade com a mutilação da esperança dos jovens. Bases aqui? Não vejo nada demais, acho que podemos até usufruir de algumas benesses desta ação americana. No futuro? Será outra história e outros riscos envolvidos: a água e a amazônia (com um terço da água potável do planeta) estarão em jogo, mas vai demorar muitos e muitos anos. A ordem política, econômica e social, tanto aqui como no mundo, será outra, e o Brasil, se os políticos não detonarem mais, estará fulgurando como um dos protagonistas mundiais.

2-) A crise no Senado. Vi um debate acalorado entre Simon, Collor e Renan. Ok, debates são saudáveis, parte do legislativo, mas o respeito tem seus limites. Acho, pelo que vi, que não houve tanto indecoro, mas a sim a marca da posição de cada um deles. A situação e o nível dos debates podem se agravar com certeza, isso não é bom para o país.
Político vive o momento. Quero ilustrar isso com frase do Magalhães Pinto que dizia que as políticas são como nuvens. Cada hora está de um jeito. É mais comum que os pobres mortais que acompanham pouco noticiários políticos entendam que adversários se degladiam e se abraçam e beijam com uma naturalidade questionável, depois de duros ataques, a maioria das vezes a honra e de forma pessoal. Collor e Lula defendendo Sarney e Renan, e vice versa, a mídia se diverte, o Youtube está cheio de pérolas interessantíssimas sobre o passado e o presente.Chega a ser patético em algumas ocasiões que são colocadas as agressões de um e outro no passado e agora elogios. É incompreensível para muitas pessoas, mas sabe o que dizia Ulisses Guimarães, se não me engano é ele mesmo: Não se aproxime tanto de um político de forma que não possa recuar, nem de afaste tanto que não possa uma hora se aproximar. Isso define claro a cabeça da maioria absoluta. Eu prefiro não comentar estas atitudes, mas minha opinião está nas entrelinhas. Isso é a política. Muitos me perguntam porque não me meti na política de verdade; No período estutantil, sim e tenho várias histórias para contar, mas com certeza, uma das grandes razões pode ser este tipo de "sapo" que muitas vezes precisamos engolir quando estamos neste meio.

domingo, agosto 02, 2009

Ainda a recuperação econômica

Clique e leia - A excelente coluna da Antonio Machado fala sobre a recuperação da economia.

Tenho desde que estourou a crise mantido a posição que ainda em 2009 as coisas se ajustariam por aqui. Ai está mais uma prova.
Na verdade a crise ajudou muitos segmentos a se organizarem. A superavaliação dos ativos com precificação maluca e irreal gerou a bolha de outubro de 2008. As emrpesas aproveitaram e arrumaram a casa. Alguns segmentos como a mineração e siderurgia já estão voltando a demanda, mas os preços ainda devem demorar a voltar, mas escrevam ai, com a demanda forte não tem como os preços não subirem, é a velha lei da oferta e da procura. A retomada devolverá ao mundo a prosperidade com mais responsabilidade.
A crise derrubou dois mitos na minha opinião: O primeiro, desde a década de 90 nos EUA, que a desregulação do mercado era a saída. O que vimos: O mercado deve ficar leve e solto, mas com os olhares atentos de agentes reguladores. O segundo: Que dinheiro público não deve ir para socorro a atores do mercado. Vimos que se não fosse os recursos de tesouros dos países a recessão seria violenta e o estrago social maior. Os "liquidacionistas" se calaram mais uma vez.
Minha consideração, as lições aprendidas com as crises passadas, principalmente 1929. Estou lendo um livro a respeito, o Crash de 1929 de Selwin Parker e relembrando as coisas que estudei há 20 anos atrás. A crise de 29 tem muitas semelhanças com a de 2008, inclusive tenho certeza que o estrago poderia ter sido evitado na época. As lições ficaram e nos ajudaram agora.