domingo, agosto 02, 2009

Ainda a recuperação econômica

Clique e leia - A excelente coluna da Antonio Machado fala sobre a recuperação da economia.

Tenho desde que estourou a crise mantido a posição que ainda em 2009 as coisas se ajustariam por aqui. Ai está mais uma prova.
Na verdade a crise ajudou muitos segmentos a se organizarem. A superavaliação dos ativos com precificação maluca e irreal gerou a bolha de outubro de 2008. As emrpesas aproveitaram e arrumaram a casa. Alguns segmentos como a mineração e siderurgia já estão voltando a demanda, mas os preços ainda devem demorar a voltar, mas escrevam ai, com a demanda forte não tem como os preços não subirem, é a velha lei da oferta e da procura. A retomada devolverá ao mundo a prosperidade com mais responsabilidade.
A crise derrubou dois mitos na minha opinião: O primeiro, desde a década de 90 nos EUA, que a desregulação do mercado era a saída. O que vimos: O mercado deve ficar leve e solto, mas com os olhares atentos de agentes reguladores. O segundo: Que dinheiro público não deve ir para socorro a atores do mercado. Vimos que se não fosse os recursos de tesouros dos países a recessão seria violenta e o estrago social maior. Os "liquidacionistas" se calaram mais uma vez.
Minha consideração, as lições aprendidas com as crises passadas, principalmente 1929. Estou lendo um livro a respeito, o Crash de 1929 de Selwin Parker e relembrando as coisas que estudei há 20 anos atrás. A crise de 29 tem muitas semelhanças com a de 2008, inclusive tenho certeza que o estrago poderia ter sido evitado na época. As lições ficaram e nos ajudaram agora.

Nenhum comentário: