sexta-feira, janeiro 27, 2006

Verticalização-Minas Gerais

1-)Verticalização é derrubada

A decisão no TSE era imprevisível, mas tendia a ser pela manutenção da verticalização. Na câmara a história foi outra e derrubou a famosa peça criada para a eleição de 2002.
Não adianta o esperneio de alguns, inclusive OAB, pois a classe política quer o fim e assim será.O quadro eleitoral começa a definir-se nos estado e no país, não pelo desfecho da verticalização só, mas pelos prazos em processo.Janeiro foi-se.Março é prazo final para desincompatibilizações.
Lula luta desesperadamente para ser candidato a reeleição, luta, por que sabe que não será fácil.


Lembro sempre: A REJEIÇÃO.Ele sempre foi historicamente candidato com rejeição alta, agora então nem se fala.

O PMDB e PSDB se engalfinham internamente para definir os candidatos. No PSDB ainda acho que será Alkimim, Serra não enfrentará este risco de largar 3 anos de mandato, inclusive sendo acusado de não cumpridor das promessas de campanha.Lembrem-se, ele foi ao cartório e registrou que não abandonaria a prefeitura antes do final do mandato.
No PMDB, parece que caminham inevitavelmente pela candidatura própria mesmo contra a vontade de alguns.Já imaginaram os governistas pregando aos convencionais uma possibilidade de vice na chapa oficial com poucas chances de vitória?Além disso eles poderiam negociar em segundo turno, com o próprio Lula ou outro que lá estiver.

O PMDB sempre entrará em eleições dividido pela diversidade ideológica entre os grupos. Não existe um PMDB, mas ilhas políticas de grupos dentro do PMDB.
Garotinho tem viabilidade eleitoral pelas pesquisas atuais, mas rejeição alta.Rigotto não tem intenções ainda, é desconhecido e tem rejeição baixa, um dos fatores desta baixa rejeição é exatamente o desconhecimento. Isso é fator positivo para ele.

Lula não está morto e dependendo dos acontecimentos pode até ganhar sim a eleição.
Já imaginaram Garotinho candidato pelo PMDB,Alkimim e Lula como os principais protagonistas de 2006?Alkimim é contestado por alguns como candidato bom de palanque e o mesmo não podemos dizer de Lula e Garotinho. Garotinho é radialista e comunicador, Lula experiente junto as massas.

Digo isso pois Garotinho e Lula em segundo turno dá vitória certa a Lula, inclusive, talvez contando com meu voto. Vou pensar se acontecer isso.Triste, pois o Brasil não merece uma situação destas.

A surpresa real desta eleição pode ser Rigotto se passar pelo partido e conseguir a legenda.Ele começou no Rio Grande do Sul assim(intenções de 3% nas pesquisas) e derrotou a hegemonia petista de anos, inclusive no embalo Lula de 2002.Não menosprezem o rapaz. Gaúcho sempre é bom político, tem raça e competência quando são sérios e competentes.

Na rebelião ensaiada pelos mineiros,perdendo cada vez mais a pífia força,Alencar pode sair candidato.Díficil, com possibilidades sem probabilidades.

2-)Minas Gerais

Muitas especulações, mas lógica caminha pelo previsto.Aécio, barbada, para reeleição.Itamar para o senado apesar das dificuldades que enfrentará no PMDB.Newtão fará o possível e impossível para derrota-lo e ele tem bala na agulha.Os outros partidos serão figurantes e mesmo Hélio Costa tendo mais 4 anos de mandato e em tese não perdendo nada, não acho que se arriscaria nesta canoa furada de enfrentar Aécio.Tem chances até do PMDB fechar com Aécio por conta do Itamar ao senado e sem a verticalização ajuda muito esta composição.Alencar parece ficar sem espaço aqui em Minas. No impasse PMDB com a derrota de Itamar ele pode ser candidato ao senado.

Pela sobrevivência e recuperação do PT ele terá candidato,boi de piranha,para dar palanque a Lula ou outro e tentar recuperar-se do desgaste sofrido. Acho que os candidatos petistas terão osso duro de roer, mesmo tendo vários políticos sérios que merecem estar eleitos e no cenário político.

O vice do Aécio ainda sem definições.A escolha pessoal dele será definitiva, mas composições políticas partidárias e regionais serão consideradas.

Guardem bem este termo: REGIONAIS.Até porque composições partidárias pouco influenciarão na chapa e na reeleição quase garantida.






Nenhum comentário: