domingo, janeiro 22, 2006

Eleição 2006-Pesquisa Ibope

1-) Aécio diz que Lula não está morto

Claro que Lula esta fazendo movimentos para ser candidato e deve fazer com a legitimidade de um líder que carrega um partido sem outra opção viável eleitoralmente.Ele vai lutar bravamente, mas na hora que realizar seus problemas vai pular fora, ele sabe,mas tem garra e vai lutar.O instinto de sobrevivência e a chance de um dia retornar ao poder vai prevalecer sobre o partido e a tentação da eleição.Ele é novo, tem chances se não cometer suicídio eleitoral.Ele está exposto a mídia como nenhum outro, anuncia ações e realizações, nada mais natural que a intenção de voto dele tenha se recuperado.
O desiderato da imprensa e dos políticos aliados com a candidatura Lula cega todos os atores na identificação do problema que ele tem e provavelmente não diminuirá.A rejeição.
Aécio, na sua sensibilidade política, diz que Lula não está morto, mas quase, chegando em estado terminal, acho que deixou nas entrelinhas.

A pesquisa Ibope última dá sinais claros dos problemas:

A- Intenção de voto agora vale pouco a rejeição não. Ele é o mais rejeitado em todas simulações com 30%.É muito alta a rejeição, é o efeito Maluf, lembram-se, liderava sempre as pesquisas, mas nunca ganhava a eleição. Eleição em dois turnos a rejeição é mais importante que a intenção, pois haverá a campanha e ainda sim, candidatos poucos conhecidos como Alkimim terão chances de serem conhecidos.Muitas vezes o fato do candidato ser pouco conhecido é de grande valia.


B- Garotinho e Serra tem resquícios eleitorais de 2002 e Garotinho trabalha igual um condenado para viabilizar sua candidatura.Ele está até bem nas pesquisas, mas tem rejeição alta, 20% e seu partido criará os percalços.

C- Serra e Alkimim tem 7% de rejeição. FHC tem 15%.Alkimim é favoritíssimo porque dificilmente Serra largará três anos de mandato na mão do PFL correndo riscos. Lembra-se do Pimenta da Veiga aqui em BH?Alkimim está bem posicionado nas pesquisas mesmo perdendo para Lula.Faltam 8 meses para a eleição e a campanha só começou para Lula.

D- Lula continuará em vasto esforço, lutando, com seus aforismos e táticas de discursos empregados no meio sindical para mobilizar. Ele tentará estancar o sangramento de perda de votos(já imaginaram quantos votos ele já perdeu?) e preservar o que ainda tem.Conquistar novos votos será praticamente impossível, só um milagre.A estrela dele é forte,mas desta vez é complicado.O problema é o tempo curto e as realizações voltadas para eleição que não lograrão o êxito desejado.A exposição de Lula na mídia pode virar contra ele e tirar mais votos se os problemas políticos persistirem e a oposição usar com competência os erros dele e do PT.

2-)Badaró volta a prefeitura

O caso de Minas Novas deveria ser motivo de investigação por parte da corregedoria da justiça eleitoral e até a justiça comum.
O juiz já deu três sentenças em cima de argumentos iguais derrubados pelo TRE por unanimidade em outras situações.Ele insiste, mas agora deverá ter complicações.
Se não existe má fé, existe incompetência ou outra motivação que merece atenção.
Não existem palavras para definir a situação ocorrida, mas uma conclusão pode ser tirada:A falta de respeito com o povo que votou em Badaró e o desmando que algumas cortes interioranas estão submetidas.

Nenhum comentário: