domingo, dezembro 15, 2013

A economia para 2014 e 2015 dá sinais de problemas graves.

Seguinte: Quando gastamos mais do que recebemos, uma hora a bomba explode, certo?
Quando projetamos receitas e elas não se cumprem e mantemos as despesas sem cortes e até aumentamos, o que acontece? A bomba explode uma hora.
Pois é isso que acontece no Brasil.
Projeta-se o PIB em 4,5%, isso significa arrecadação de x milhões de reais, ao mesmo tempo projeta-se os gastos públicos de y milhões de reais. O PIB fecha em 1%, depois em 2%, mas os gastos não só são mantidos como aumentados. Esta é a bomba relógio que está sendo esperada em 2014 e 2015.
Com um agravante, o mundo irá bem, EUA vão ter 2,5% de crescimento, excelente, UE se recupera, China e Ìndia mantem o ritmo e países como México, Chile, Africa do Sul, mesmo Colômbia seguem lépidos e fagueiros gerando emprego e renda e promovendo a justiça social como consequência.
Onde se tenta reinventar o socialismo, agora chamado de bolivariano, como Venezuela, Argentina, Equador e Bolívia, o resultado é claro como a luz do sol. O povo esta pagando a conta com inflação alta, desabastecimento e ações ditatoriais dos governantes.
E o Brasil?
Começo a achar que estamos seguindo este caminho. Por mais que foi alertado o governo, nada parece mudar a rota, ao contrário, os sinais são no sentido contrário do bom senso e da racionalidade.
Ano político? Pode ser, mas o duro será depois consertar. Sempre agir  antes do problema fica mais barato do que remediar depois.
Quando teremos de volta políticos que pensem no futuro da nação e parem de pensar em projetos pessoais e partidários? Isso está fazendo muita falta.
Vejam isso:

Aumento do gasto social muito acima da expansão da receita é o fato perturbador até 2015.
Transferências de renda já atendem a 76 milhões de pessoas, 38% da população e absorvem 60% do gasto primário federal enquanto a receita perde pique.

Quem quiser ver mais clique e leia a coluna completa de Antonio Machado.

O problema é mais sério do que estão pensando.

Nenhum comentário: