domingo, julho 01, 2012

A política externa do Brasil atual

Nunca fui muito de acompanhar ou julgar a política do Brasil para o mundo, as relações internacionais de nosso país. Acho que com os últimos episódios envolvendo o Paraguay, vale uma reflexão:

  1. Já ouviram falar no pacto ABC?  Clique e leia . Um acordo ideológico absurdo que Getúlio sabiamente descartou e não foi para frente. Cito algumas passagens no meu livro.
  2. Parece que estamos vendo este filme novamente.
  3. Não bastasse o Mercosul, inventaram a tal Unasul (clique e saiba mais) que nada mais é que uma pacto ABC renovado.
  4. O Brasil não esta fazendo política externa, mas sim partidária e ideológica. Dá palanque para Cristina Kichener, Evo Morales, Hugo Chavéz e Rafael Correa, todos esquerdistas que chegaram ao poder e os respectivos países vão pagar caro.
  5. O Brasil apoiou as posições esdruxulas do Mercosul, suspendendo o Paraguay.
  6. Porque a suspensão? Se houve golpe lá, foi dentro da lei e os países precisam respeitar a soberania das instituições paraguaias. 
  7. O Brasil teve expropriações (Bolívia) e assistiu calado diversas violações da liberdade e democracia constantes nestes países a que me refiro aqui. Porque nunca houve interferência para estes atos? Porque o Brasil nunca se manifesta contra as ações ditatoriais destes malucos?
  8. O Paraguay não permitia a entrada da Venezuela no Mercosul, agora com a suspensão, o maluco do Chavéz conseguiu colocar o país que ele destrói. Nada contra a entrada ou o povo venezuelano, mas foi uma jogada política que desrespeita a soberania paraguaia.
  9. Ouvindo um debate na Globo News, consegui perceber, e concordo, que estes fatos se remetem ao Foro de São Paulo - Clique e leia. Anacrônico esquerdismo que atrasa os países, parece que controlam as políticas externas destes países e nossa também.
  10. Não fazem mais as coisas com interesses na nação, mas com viés ideológico e personalista, seguindo o Foro de São Paulo ou não, é um absurdo.
  11. O caso do Paraguay só evidencia isso e coloca o tema em debate. Para mim está ficando claro, como a luz do sol.
  12. Este fato evidencia também que nossas instituições estão em frangalhos, quase todas. O Itamaraty sempre se pautou pelas ações técnicas, mesmo com posição ideológica de alguns poucos que lá habitam. Agora uma minoria  comanda as ações seguindo preceitos ideológicos e atrasados.
Conclusão: Nós estamos perdendo e esta conta será paga, por quem? Por nós cidadãos de bem, como sempre.

Nenhum comentário: