quinta-feira, julho 26, 2012

Os gastos públicos em excesso- O mal do Brasil


Teoricamente quando o país atinge 30% na relação gastos públicos x PIB está em situação delicada, caminhando para a falência.
No Brasil esta relação cresceu de 19% em 1995 para 30% em 2009. Preocupante.
Os gastos públicos, quando não são investimentos em infraestrutura, são a raiz de muito mal. Governo se endivida, precisa aumentar impostos para acertar o caixa, é combustível na inflação, etc.
Quando são investimentos em infraestrutura, portos, estradas, aeroportos, etc, ai é raiz do bem, gera emprego e renda e sustenta o investimento privado para a economia crescer.
Veja que são exatamente o contrário do nosso caso no Brasil atual.
Gastamos mal, aumentamos os gastos, principalmente custeio e investimentos pouco na infraestrutura. Veja a relação das obras do PAC, realizado x previsto e comprovem o que digo aqui.
Além disso nossa educação e saúde são verdadeiro caos, e hoje a falta de mão de obra especializada em alguns segmentos é gargalo sério no desenvolvimento.
Neste ambiente de Copa e Olimpíadas no Brasil em 2014 e 2016, podemos  ter benefícios, pelo menos em tese, mas o que vejo é muito desperdício. Porque não fazer a Copa em 5 estádios ao invés de 12 (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal )? Não poderíamos ter a Copa nos principais centros? Gastam-se bilhões em estádios que ficarão jogados as traças quando passar estes eventos. Isso é dinheiro público no ralo e só exemplifica minha tese aqui. Porque não usar parte destes recursos tão pródigos na melhoria da educação e da saúde? O cheiro ruim da corrupção está por trás disso com certeza, aliás, a impunidade com a corrupção é outro problema grave do Brasil e de certa forma alimentam este ciclo vicioso.
O pior muitas vezes, não são os 10% que o corrupto leva, mas os 90% que ele inventa para levar os 10%.
Haverá ganho nas obras da Copa, na mobilidade urbana, que inclusive passa da hora de ser olhada e administrada, mas acho que é pouco.
Pois bem, na crise que está pintando no cenário mundial e afetará o Brasil, os efeitos nefastos das contas públicas ruins serão aumentados.  Parece que não tem volta e definitivamente entramos em processo de desaceleração mundial. Até onde isso irá, é difícil prever. Confesso que ainda confio na administração competente dos países principais e locomotivas do globo terrestre. Vamos ver.
Para quem se interessar em ver mais os efeitos e dados relativos aos gastos públicos no Brasil, clique e leia artigo muito bom- Como gasto público desequilibra a economia? De Marcos Mendes


Pior, estamos chegando no limite e com a crise batendo as nossas portas. O cenário não é nada bom.
Já disse diversas vezes, enquanto tivermos políticos e partidos que mentem, têm projetos pessoais e partidários em detrimento do pensamento na nação, no futuro, viveremos sempre assim. 
O Brasil é sempre o país do futuro, inclusive alardeado pela elite política, mas o futuro nunca chega porque eles mesmos não deixam.

2 comentários:

potier disse...

Concordo plenamente, Murilo. A ausência de espirito público, a impunidade e a inércia do povo em reagir contra tdo isto tem acorrentado nosso desenvolvimento há décadas. O Estado é pródigo em intervir onde não deve e se omitir onde deve.

potier disse...

Concordo plenamente, Murilo. A ausência de espirito público, a impunidade e a inércia do povo em reagir contra tdo isto tem acorrentado nosso desenvolvimento há décadas. O Estado é pródigo em intervir onde não deve e se omitir onde deve.
Tania Falbo