terça-feira, junho 08, 2010

Crescimento do Brasil é equiparado ao da China no primeiro trimestre de 2010

Clique e veja - Crescimento do PIB surpreende a muitos analistas. Pode ser equiparado a China.

A economia brasileira cresceu 2,7% no primeiro trimestre de 2010 ante os três meses imediatamente anteriores e 9,0% em relação a igual período de 2009. Analistas consultados pela Reuters previam expansão trimestral de 2,5% e avanço na comparação anual de 8,4%.

Olhem só: A administração da inflação se faz necessária, mas a receita está perfeita. Para mim a surpresa é a infraestrutura estar suportando. Até quando eu perguntaria? Onde será o gargalo?

Vamos analisar o crescimento econômico com o famoso jargão de Clinton para um assessor: " É a economia seu estúpido". Ou seja, não podemos dissociar a economia da política, nem contra nem a favor de alguém, especialmente o governo. Dilma está dando risada nesta altura, se já era favorita com os dados das últimas pesquisas, com este cenário econômico ficará sem concorrência.
Isso é bom, mas precisa ser administrado, eu ainda me mostro cético e pessimista com a infraestrutura para suportar isso tudo. O consumo está "bombando", é o pilar principal, mas ele precisa de sustentação em outros campos.
Eu ainda prefiro um cenário assim, mesmo correndo riscos inflacionários. É melhor do que a retração, desemprego e desenvolvimento. O ciclo virtuoso ganha força, é a máquina girando poderosa rumo ao futuro deste país.
Alguns questionam a sustentabilidade. Pode ser! Uma coisa pode complicar com a euforia, o crescimento dos gastos públicos que está em elevação e pode ser subestimado como problema se mascarado pela prosperidade de hoje. Lembrem-se, depois da festa vem a ressaca e a conta para pagar se não houver equilíbrio e responsabilidade.
Vamos acompanhar e ficar atentos a este problema. O inflacionário já estão cuidando.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Murilo,
Acabo de tomar conhecimento da partida, certamente para um mundo melhor, do Ministro Murilo Paulino Badaró. Aceite, juntamente com sua família, minha solidariedade neste momento difícil. Já respeitava o seu pai pela atuação política antes de ser seu assessor no Ministério da Indústria e do Comércio, quando tive a oportunidade de conhecê-lo mais de perto. Posteriormente, chegamos a conversar por telefone, notadamente sobre seus livros, que mostram, além do poeta e escritor de qualidade, alguém que, com as excelentes biografias de vultos mineiros, deixou rica contribuição para a preservação da memória de nossa Minas Gerais.
Aceite o abraço do amigo
Pedro Wilson Carrano Albuquerque