sexta-feira, junho 19, 2009

Juros e terceiro mandato.


Bato palmas para duas notícias, porém.......vamos ver.

1-) Relator recomenda o arquivamento- Clique e leia - José Genoino, relator da emenda do terceiro mandato recomenda o arquivamento. PARABÉNS. O terceiro mandato ainda não morreu, mas caminha seleremente para o fim. Vão parar as manobras? Pode ser. Lula está por trás desta ação de Genoino? Não acredito. Ele deve deixar o barco correr frouxo nesta matéria. Já disse aqui que as consequências da medida poderiam ser muito ruins para o país, para a imagem e as instituições, mas a coincidência das eleições tem muitas vantagens, ainda devemos pensar nisso, pelo menos em uma ansiada reforma política que não sai. De toda forma, as regras seguem como devem, mudar durante o jogo sempre é ruim. Pelos prazos, em setembro deve ser finalizado o trâmite, deve ficar tudo como agora está.

2-) Os nossos juros oficiais estão em 9,25%. MARAVILHA. Os spreads da súcia bancária continuam nas alturas. O efeito desejado pela política monetária de queda dos juros só será sentido se os juros cairem na ponta final do mercado. Isso ainda não ocorreu e dificilmente ocorrerá.
Vi projeções de juros a 8,25%, será ótimo, mas a banca vai ficar furiosa. Os spreads deverão cair um pouco mais, é psicológico. Os fundos sofrerão saques(como já vem ocorrendo) com migração do dinheiro para a poupança. Mexer na poupança pode ser muito complicado politicamente, e afinal, porque? A súcia não gosta de remunerar a grana na poupança. Primeiro porque parte da grana deve ir para financiamento imobiliário, com spreads menores,e sem as taxas de administração que chegam a 4% em muitos deles. Ou seja, inimigos poderosos vão lutar pela manutenção deste status quo dos juros. O mundo caminha na direção de abaixar juros, em alguns países chegam a ser quase negativos, aqui, mesmo com 8,25% disputaremos a ponta dos maiores juros mundiais. E continuo afirmando, se não chegar na ponta final, não adianta nada. Quem pode começar a sofrer com esta queda também, é o próprio governo, sabe porque? Ele terá dificuldade de rolar e financiar seu déficit. Vamos acompanhando, mas esta medida fortalece as bolsas, que mesmo com a queda desta semana, na minha opinião continua com boas perspectiva.

Nenhum comentário: