quarta-feira, junho 10, 2009

Como anda a economia mundial?O Voo AF447 e o fator ambiental!


1-) Como anda a economia global? Paul Krugman, colunista de economia e premio nobel disse que os EUA começam a sair da recessão ainda em setembro de 2009. A opinião é de respeito, primeiro porque ele acertou quase todas, segundo porque é formador de opinião e a mídia se encarrega de transbordar este otimismo que acaba cor retroalimentar o fator positivo, terceiro porque a surpresa é geral, poucos acreditavam nisso, eu era um deles. Vamos ver, mas acho que os efeitos das medidas dos governos e as premissas na nova economia global continuarão a nos surpreender, positivamente, claro. No mesmo compasso, o Mantega, nosso impagável ministro, confirma recessão técnica, mas bem inferior a prevista. Repito, o mundo vai reagir, nós estamos sendo um dos primeiros a sair da turbulência econômica, e falando em turbulência........

2-) O Voo AF 447- É chocante qualquer acidente aeronáutico. Quando 228 pessoas morrem na mesma hora é de se questionar o papel do destino. Porque todas estavam juntas naquele momento, naquele avião? Mas duas coisas que me fazem refletir: Uma é a exposição e sensacionalismo da mídia. Como na gripe suína, ficam batendo seguidamente no assunto, especulando, masssacrando a audiência, muitas vezes com matérias repetidas e retundantes. Não sou crontra a divulgação, sou contra o excesso e o sensacionalismo que muitas vezes estes episódios provocam.
Outro ponto: Existem já teorias que estas turbulências violentas, como esta que aparentemente desencadeou o problema, a de um voo da Tam de Miami para cá que machucou pessoas e até uma que li hoje sobre uma avião da Lufthansa que enfrentou no mesmo dia, na mesma área da queda do AF 447 uma turbulência violenta- Clique e leia.

A parada é a seguinte: O aquecimento global e as mudanças climáticas estão colaborando com este aumento das turbulências nos céus globais? Alguns dizem que sim, nada conclusivo, mas com grandes evidências. Os céticos que não acreditam na interferência humana no clima dizem que isso é ciclo natural e normal. Eu, que já fui cético, tenho plena convicção que o assunto é grave, não sei se chegamos a este ponto, mas vale a pena a reflexão e estudos para evitarmos outros acidentes se houver de fato esta interferência da mudança de clima com a ferocidade de turbulênciaa aéreas. Vamos acompanhar com carinho este assunto, até porque breve, como gestor ambientalista, quero navegar no fato.

Nenhum comentário: