quinta-feira, maio 21, 2009

A emenda do terceiro mandato e os candidatos postos.

Um tal Jackson Barreto, do PMDB de Sergipe apresenta proposta para mudança constitucional com referendo popular em setembro: Seguinte, eles mudam a constituição e perguntam se o povão aceita. Isso já foi feito em outros países, França por exemplo. Na Venezuela, Equador e Colômbia eles perguntaram primeiro ao povo e depois mudaram.
A idéia do plebiscito seria barbada para Lula(segundo pesquisas que algumas pessoas duvidam Lula tem 85% de aprovação). Lula se manifesta contra, mas não acredito que impedirá, pode até não lutar a favor, mas contra acho pouco provável.
O STF pode ser barreira também e Marco Aurélio Melo já se pronunciou, o senado será com certeza, a maioria do governo é frágil por lá. Estou em Brasília e escuto, mesmo em vozes governistas, que terceito mandato é distorção séria da ordem democrática, nossa incipiente democracia, cheia de desmandos diga-se de passagem. Sem dúvida é.
Dilma? Sempre duvidei que seria candidata, agora com a doença parece rifada definitivamente. O caso do vice Aencar que padece da mesma doença, vai influenciar na questão Dilma.
Ouvi aqui no ares do Planalto que Dilma é a peça de Lula para mexer no tabuleiro da eleição de 2010(será mesmo neste data?). Ela pode ser a candidata, mas não deve ser. Quem seria? Tudo é imprevisível nas hostes governistas, até Lula com seus instinto e estrela política deve estar refletindo com seus botões. Muita água vai passar por debaixo da ponte, uma coisa é certa, permanecendo este quadro de aprovação do governo e arrefecimento da crise mundial e nacional, não sera fácil vencer o candidato de Lula, podem apostar, seja quem ele for.
Na oposição, a CPI da Petrobrás esquentará o debate e será palanque,mesmo eles negando. Se pegarem coisa cabeluda por lá, outra variável pode entrar na salada da próxima eleição.
Como devo ficar vindo por aqui sempre, vou ficar de ouvidos bem atentos, sempre ouvimos coisa que completa um raciocínio lógico, apesar de política só ter lógica na proximidade das datas que determinam as ações, data de filiação, data de convenção de escolha de candidato, etc. O desfecho final é com o resultado pelo TSE, nem pesquisa pode ser levada tão a risca, apesar de ser um bom indicador. Serra pode ser favorito no PSDB e nas pesquisas, mas duvido que é melhor candidato que Aécio para derrotar o governista que virá.
Aqui, opiniões conscientes apostam que terceiro mandato ou mexida no mandato não têm chances, mas eu ainda sou cético, já vi muita coisa acontecer neste país, inclusive goela abaixo da mídia e da população esclarecida. Vamos acompanhando os próximos lances.

Nenhum comentário: