domingo, maio 10, 2009

Ainda aposto que vão discutir o mandato de Lula

Em abril do ano passado escrevi este artigo: A pauta política de 2009- Clique e leia.

Falo sobre a discussão de uma prorrogação, até mesmo um novo mandato para Lula.
Pois bem, a mídia começa a mostrar que eles começam a mexer no tema. Lula conversou com Sarney e Temer esta semana e disse que não se mexerá, mas não vai barrar qualquer articulação que toque em seu mandato. Se o cavalo passar arriado ele monta. Eu acho que ele vai brigar por isso, nos bastidores e negando sempre. Lula, até aqui seria imbatível em uma terceira eleição. A eleição de 2010 se aproxima, mas ainda existem definições e o quadro não pode ser desenhado, nem na maioria dos estados. A doença de Dilma pode mudar rumos, a discussão do mandato também, enfim, na oposição,Serra (favorito no PSDB) dá sinais que não terá obcessão pela candidatura, afinal sua reeleição é bastante tranquila. Aécio seria candidato? Sim, mas não acho que enfrentará Lula. Ainda teremos muita água para passar pela ponte.

Voltando a discussão do mandato de Lula. As opções: terceiro mandato, opção mais díficil, precisa do congresso e Lula tem fragilidade no senado.Plebiscito? Da mesma forma, mas uma operação complicada. Fim da reeleição e 5 anos de mandato. Lula ganharia mais um ano. Mais digerível pela opinião pública. A minha tese: Coincidência das eleições, ou seja, prorrogação de todos mandatos, deputados, senadores, governadores e de Lula. A opinião pública vai chiar, mas todos atores envolvidos ganham. Quer saber mais? Pode ser uma boa. O custo de 2 eleições, é alto para o país e para os políticos. O problema desta medida é o atual desgaste do congresso com a população, mas tuido é possível, se quiserem, eles se lixam para a opinião pública, termo bem usado recentemente por um deputado gaúcho.
Todos presidentes de 80 para cá mexeram ou tentaram mexer no mandato. Porque Lula seria diferente?

De todo jeito, a conversa vai pautar a mídia breve, com força, podem apostar. Vai acontecer? Pode ser, não será fácil e Lula vai brigar por isso mesmo dizendo que não quer e não vai. Vamos acompanhando.

Nenhum comentário: