sábado, abril 25, 2009

Doença de Dilma muda o quadro político?

Clique e veja - A ministra candidata está tratando um câncer. Uma pena, ela tem grandes qualidades, defetos também, claro, não sei se para ser presidente do Brasil, mas sou seu admirador por algumas destas qualidades. Voto nela? Não digo, o voto é secreto.
Dizem que mineiro só é solidário no câncer, mas não é verdade, a doença é cruel e merece, independente de quem seja, a solidariedade de todos.
Mas vamos lá: Esta doença pode ser um marco da política atual no Brasil. Assisto agora o Jornal Nacional e vejo o que este acontecimento pautou o país.
Vai prejudicar ou ajudar a candidata e o PT?
Depende. Isso pode rifá-la da eleição. Lula e o PT ficarão enrolados. Ciro Gomes? Pode ser um nome apoiado pelo PT com chances, mas acho que a relação deles esfriou. Outro nome surgindo? Quem sabe o Eduardo Campos de Pernambuco? O PT não teria quadros para substituir Dilma, na minha opinião. Patus? É um nome. Tarso Genro? Toma de lavada, se bobear não passa na convenção do próprio PT.
Lula tem instinto político e estrela e porque não, sorte? Pode fazer do limão a limonada? Com certeza, até porque tem a máquina na mão.
E o lado positivo esta doença? É, infelizmente tem sim. A exposição a mídia é um deles, o Jornal Nacional dedicou 5 minutos ao tema, amanhã os jornais do país cobrirão a matéria, o acompanhamento será obrigatório e constante.
O outro é a solidariedade e a comoção. O povo brasileiro é emotivo para estas coisas. A ministra pode, se traçar estratégia correta, faturar com isso. Votos, digo eu.

Pode ser jogada política? Acho pouco provável. Veja o caso do presidente, ex-bispo, "grande comedor "do Paraguai. Bota a cara, toma tiro, a mentira tem pena curta. Se ela estivesse armando qualquer coisa, seria pega rapidamente, ai acabaria tudo.

Minha opinião: Precisamos saber o grau da gravidade do câncer. Câncer, na grande maioria das vezes, como o caso dela, tem 90% de chance de cura. Depende de variáveis como, o tempo em que foi diagnosticado, o tipo de câncer, quais orgãos já atacou, etc. Ou seja, aguardem os próximos capítulos da ministra em tratamento, mas definitivamente este fato pautou a política no país.
Não vou omitir minha opinião pessoal de preferência eleitoral, sou meu governador Aécio para presidente, mas considerando a pauta atual, o governador Serra, favorito no PSDB, fica favorecido, pelo menos por enquanto.
Meu "felling" diz que isso prejudica mais, infelizmente,o meu candidato, nosso governador Aécio, a quem também atribuio instinto, vocação e sorte. Ele pode e sabe também fazer do limão a limonada.
Vamos ver os jornais amanhã e os próximos passos, o assunto é quente e promete.

Nenhum comentário: