quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Viva o lucro do BB?

Já disse mil vezes, sou a favor do lucro. Só com lucro geramos riqueza, investimentos, emprego e renda, com isso tudo, óbvio, desenvolvimento econômico e social. Não existe alternativas fora do lucro.

Acontece que existem setores que se beneficiam de situações exdrúxulas, é o caso da banca aqui no Brasil.

O BB e a CEF são bancos do governo, mas rezam na cartilha do mercado. CORRETISSÍMO! Agora o governo tenta usá-los para forçar uma queda nos spreads bancários, não sei se vão conseguir. LUCRO presupõe satisfação a acionistas e os BB e CEF têm vários outros além do governo. A medida de tentar derrubar as spreads é boa entretanto.

Sabe porque? Olha o lucro do BB. Clique e leia matéria do jornal Valor.
A rentabilidade sobre o patrimônio foi de 32,5%. ISSO É IRREAL. Nenhum segmento consegue isso, fora a banca claro. O crescimento é espetacular, nada se compara. O BB simplesmente é mais uma amostra do que insisto em dizer. ELES METEM A MÃO!

Isso mostrar mais distorções no sistema financeiro nacional. O lucro dos bancos é anormal, é abussivo. Isso vem basicamente de cobranças absurdas de tarifas e dos spreads bancários. Eles compram título dos governo, mas isso deve ser o pior negócio deles.

O lucro é saudável, mas isso é distorção. O oficial é assim, imagina o resto? Neste ano de crise mundial a maquiagem via " provisão para devedores duvidosos" será enorme e já começou.
Vamos estudar o balanço do BB melhor. Voltamos ao assunto breve.

Mais um dado aqui: O sistema bancário internacional e de vários países desmorona. Aqui o nosso é só alegria. Festa na floresta. Vão ganhar mais dinheiro com a restrição do crédito, a pretexto da excassez mundial de crédito, e ainda, aproveitar esta excassez par aumentar ainda mais os juros extorsivos e os spreads pilhados do setor produtivo e do trabalhador. Acompanhem e comparem. O último trimestre do ano passado (quase ápice da crise) alguns indicadores do BB comparados a 2007 confirmam o que eu digo aqui. OBSERVEM!

Nenhum comentário: