sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Vida fora da Terra! Meio Ambiente!


Todo dia pela manhã antes de sair de casa dou uma geral nos principais jornais e sites de colunistas que admiro, blogs que gosto, enfim, criei um hábito de passar os olhos na net. Vejos sites internacionais e alguns jornais de fora também, normalmente as manchetes, quando me interesso, vou fundo na matéria, daqui e de lá.
Um dos sites mais bacanas, em inglês e português é o da BBC NEWS.

Para mudar um pouco o tema aqui peguei dois assuntos interessantes: A vida fora do planeta Terra e preocupações com o meio ambiente.

1-) Vida fora da Terra: Clique e veja. Cientista estima que exista vida inteligente em 38 mil planetas.
Não é de hoje que a questão é debatida. Com um viés místico e religioso até, a questão está cada vez mais próxima da verdade. A tecnologia e os avanços da ciência vão respondendo perguntas, apesar de para cada noca respostas surgirem um tanto de novas questões.
Não dúvido que haja vida fora do planeta. Se o universo é infinito, seria muita pretensão do ser humano achar que está só no universo. Outro dado, a vida que conheçemos é baseada no carbono e oxigênio basicamente. Não poderiam haver outras formas de vidas, com outras composições químicas e biológicas?
A estimativa do moço ai é relacionada só a vida como a conhecemos. Não vi o modelo matématico estatístico dele, mas deve ser bem fundamentado. Em termos de universo, 38 mil énada, em termos de humanidade é muito. A questão é a chance de contato ou não. Com os meios conhecidos hoje não é muito aceitável este contato com vida de outros planetas. Estas coisas de OVNI, ET, etc., soa mais ficção e nunca hove provas concretas de nada, mesmo havendo casos de extrema complexidade e mistério. Minha conclusão: Existe vida sim, um dia no futuro este contato existirá, no momento que a tecnologia avançar e proporcionar os meios para isso. Nada disso derruba a discussão da existência de Deus ou não, só aumentará seu mistério.

2-) Meio Ambiente: A BBC tem uma página que traz diversas matérias relacionadas ao meio ambiente, em especial à questão do aquecimento global, em voga atualmente. Clique e veja, vale a pena.

Não cabe mais discussão se estamos destruindo o planeta ou não. A população cresce desordenadamente e a consciência ambiental é recente, da década de 60 para cá praticamente. Antes tarde do que nunca, mas o estrago já é grande e as ações precisam ser mais rápidas e eficazes. Obama já colocou os EUA na discussão, eles não assinaram o Protocolo de Kioto, mas na revisão que acontecerá em 2012 não tenho dúvidas que eles estaram dentro e diga-se de passagem, o mercado de crédito de carbono vai arrebentar. A tecnologia e a consciência serão nossas principais aliadas na luta pela sobrevivência da humanidade.

NÃO ADIANTA OLHARMOS SÓ PARA NOSSA GERAÇÃO, DE NOSSOS FILHOS E NETOS, MAS DE NOSSOS FUTUROS DESCENDENTES, MUITO LONGE DAQUI, 200 ANOS, QUEM SABE. NÃO VEREMOS O DESASTRE, MAS ESTAMOS PREPARANDO A ARMADILHA DE NOSSA EXTINÇÃO SENÃO MUDARMOS NOSSOS HÁBITOS.

Nenhum comentário: